EDUCAÇÃO

Paulo Hartung recebe as medalhistas de ouro da Olimpíada de Matemática.

As trigêmeas eram alunas da Escola Estadual Alice Holzmeister, localizada em Santa Leopoldina.

Em 15/07/2015 Referência JCC

Com uma rotina de dedicação aos estudos e muita determinação, as trigêmeas Fábia, Fabiele e Fabíola Loterio conquistaram as melhores notas do Espírito Santo na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). E, nesta quarta-feira (15), elas estiveram no Palácio Anchieta, onde foram recebidas pelo governador Paulo Hartung, como exemplo de orgulho e de inspiração para o Estado
 
Com garra, dedicação e muito esforço, as irmãs, de família simples de agricultores, que moram no distrito de Rio do Norte, no município de Santa Leopoldina (ES), são um bom exemplo de que a Educação pode transformar vidas e proporcionar um futuro melhor. 
 
As trigêmeas eram alunas da Escola Estadual Alice Holzmeister, localizada em Santa Leopoldina, quando conquistaram o prêmio no ano passado. Mas, a entrega da premiação será neste mês, em cerimônia a ser realizada no Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Fábia e Fabiele empataram e conquistaram o primeiro lugar do Estado. Fabíola veio em seguida, com a segunda colocação estadual.
 
Durante a visita ao Palácio, as estudantes receberam a notícia de que a Fucape, faculdade conhecida como a melhor instituição de Ensino Superior do Espírito Santo e sexta melhor do Brasil, vai garantir bolsas de estudos para cada uma delas.
 
No próximo dia 20 de julho, as estudantes embarcam para o Rio de Janeiro para receberem as medalhas de ouro. A cerimônia de entrega das medalhas será no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e deve contar com a presença de autoridades como a presidente da República, Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
 
Além disso, um vídeo com a história das estudantes será exibido durante o evento. Será uma apresentação realizada pela OBMEP mostrando como a iniciativa consegue revelar talentos.
 
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
 
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, revelar talentos na área e incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
 
A competição, destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, é dividida em duas fases. Na primeira, são aplicadas provas objetivas. Já na segunda etapa, é a vez das discursivas. 
 
Na última edição da OBMEP, a rede estadual do Espírito Santo garantiu seis medalhas de ouro, oito de prata e 40 de bronze. A competição contou com mais de 18 milhões de inscritos de todo o Brasil.
 
No total, foram concedidas 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze, totalizando 6.500 medalhas; e cerca de 46.200 certificados de Menção Honrosa.
 
Secom/ES