TEMAS GERAIS

Pedra Azul ganha destaque nacional com novela da Rede Globo

Alto Astral, vai ao ar a partir desta segunda-feira (03).

Em 04/11/2014 Referência JCC

O distrito capixaba de Pedra Azul foi palco das gravações dos primeiros capítulos da nova novela das 19 horas da Rede Globo, Alto Astral, que vai ao ar a partir desta segunda-feira (03). 
 
Para o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos este é um momento especial para o turismo capixaba. “Fico muito feliz e satisfeito em saber que Pedra Azul é destaque na novela. Mostrar o cenário fantástico e repleto de belezas naturais de Pedra Azul, com certeza vai atrair muitos visitantes interessados em conhecer o local. Essa divulgação espontânea vai fortalecer ainda mais o nosso turismo, não somente no município de Domingos Martins como também na região das Montanhas Capixabas e do Espírito Santo como um todo”, destaca o secretário. 
 
As cenas foram gravadas com os atores Nathalia Dill e Sérgio Guizé que serão o par romântico da trama. Entre os famosos, também participaram das gravações em terras capixabas o diretor de núcleo, Jorge Fernando, e o diretor da novela, Fred Mayrink. Jorge Fernando definiu como incrível o cenário de Pedra Azul. Segundo o produtor da novela Claudio Diniz, o município já terá destaque na primeira semana de exibição.
 
Domingos Martins
 
Clima agradável, exuberantes paisagens, comidas típicas e povo acolhedor. A apenas 42 minutos da capital Vitória, Domingos Martins possui desde o conforto das montanhas até os requintados pratos de origem alemã e italiana. O município ainda mantém fortes traços de seus antepassados que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura.
 
Em 2008, foi eleita pela revista Viagem e Turismo a cidade mais romântica do Brasil. É um dos locais mais procurados para lua de mel e também para se curtir um romance inesquecível.
 
A cidade é entrecortada por montes e serras com altitude próxima aos 2.000 m dentre os quais se destaca a Pedra Azul que é uma das principais atrações, não só do local, mas do Brasil. A cidade possui uma arquitetura maravilhosa em estilo alemão que lhe confere um ar europeu e romântico.
 
A cidade tem como principais atividades a agricultura e o turismo e pela união das duas surgiu uma nova: o agroturismo que levou ao surgimento de muitas pousadas rurais na cidade. Há um excelente Festival de Inverno, dedicado à música em geral que acontece sempre no mês de julho e atrai muita gente do meio musical, turistas e aficionados pela arte.
 
Com uma excelente infraestrutura em hotéis e pousadas, o local é hoje conhecido nacional e internacionalmente e recebe um grande número de turistas durante o ano, especialmente quando chega a temporada de inverno. Dois eventos importantes realizados nessa época do ano são o Festival Internacional do Vinho e o Festival de Inverno. 
 
Além das belezas naturais, o visitante pode praticar diferentes tipos de esportes, como trilhas, rapel nas cachoeiras, passear a cavalo por lindas paisagens e se aventurar num emocionante rafting pelas corredeiras do Rio Jucu.
 
Principais atrativos turísticos
 
Rota do Lagarto - O trajeto começa no km 90 da BR-262 num percurso de cerca de oito quilômetros, até chegar à Rodovia ES-164. Ao longo do caminho o turista desfruta de paisagens deslumbrantes, como a charmosa Pedra Azul, um maciço com 1.808 metros de altura, sendo o principal atrativo da região. No local, destaca-se o Parque Estadual Pedra Azul. Ali é possível encontrar cafés coloniais e excelentes restaurantes, além de visitar várias pousadas, sítios e comprar produtos do agroturismo. Considerado um dos melhores climas do mundo clima, o friozinho da região combina com as casas construídas pelos imigrantes que permanecem conservadas, remetendo o turista à sensação de estar voltar no tempo da colonização europeia.
 
Pedra Azul ou Pedra do Lagarto - Localizado no km 89/90 da BR 262, no município de Domingos Martins (ES), distante 89 km da Capital Vitória (ES), o maciço da Pedra Azul tem seu pico de 1822 metros de altitude. Também é conhecida como a Pedra do Lagarto, devido a uma saliência em forma de um animal que parece subir pela sua encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse, avista-se a Pedra das Flores, com 1909 metros de altura.
 
Parque Estadual da Pedra Azul - Reserva natural com uma área total de 1.240 hectares, compreende várias trilhas e fauna e flora bastante diversificadas. Os maiores atrativos do parque são mesmo as formações rochosas, destacando-se a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul e a Pedra das Flores. O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado pela Lei n° 4.507/91, para proteger um conjunto de valores naturais.
 
O agroturismo é uma marca registrada na Região das Montanhas Capixabas. Os produtos típicos como geleias, embutidos, doces e biscoitos, e as belezas naturais também são atrativos da região colonizada por italianos.
 
Fonte:SECOM ES