POLÍTICA CAPIXABA

Pela primeira vez, índio é vereador em Aracruz, Norte do ES

Ervaldo Santana vai ocupar cadeira deixada por Erick Musso.

Em 14/10/2014 Referência JCC

Pela primeira vez na história do município de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, um índio vai assumir o cargo de vereador. Com a eleição do vereador Erick Musso para a Assembleia Legislativa, Ervaldo Santana passa a ocupar a cadeira na Câmara Municipal em fevereiro de 2015. Nas reuniões com as aldeias indígenas locais para discutir as prioridades do mandato, a saúde é a principal reivindicação.

A aldeia de Caieiras Velhas, de que Ervaldo faz parte, comemorou a notícia de ter um vereador indígena na câmara. “É preciso ter um vereador para pensar políticas públicas para a comunidade indígena. A prioridade, que eu penso, para a comunidade é na educação e na cultura. Precisamos ter leis e ações específicas para essas áreas”, falou o índio Vilson de Oliveira.

Ervaldo se candidatou a vereador pela primeira vez em 2008, mas não foi eleito. Ao tentar novamente em 2012, ficou entre os suplentes. Depois da eleição de Erick Musso para deputado estadual, o índio vai assumir o cargo.

O município tem 10 aldeias e as reuniões entre elas para discutir as prioridades já começaram com inúmeros pedidos e sugestões. “Nós estamos atravessando um momento difícil na nossa saúde indígena. Falta remédio e falta recursos. Hoje, a nossa prioridade é a saúde”, disse o cacique Manuel dos Santos.

Apesar de posições contrárias na região, o índio José Sizenando falou que não abre mão dos direitos da tribo. “Tem pessoas do município que não aceitam a gente como indígena. Só que a lei federal está lá bem clara. A lei 6.001 diz que nós temos direito à saúde, à educação, à agricultura e a tudo, sendo um povo diferenciado”, declarou.

Fonte: G1es