CIDADANIA

Penitenciária Agrícola amplia projeto de Equoterapia.

Atualmente, cerca de 55 crianças da Apae de Viana e da Apae de Cariacica participam das sessões.

Em 07/10/2016 Referência JCC

O projeto de Equoterapia, realizado na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, terá, a partir desta sexta-feira (07), uma nova pista para a prática terapêutica. E, com isso, vai dobrar sua capacidade de atendimento, passando a acolher além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) a Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes).

Atualmente, cerca de 55 crianças da Apae de Viana e da Apae de Cariacica participam das sessões. Com a criação da nova pista, 110 crianças serão atendidas no total. 

O projeto Equoterapia é desenvolvido na Paes desde dezembro de 2014 e consiste em um método terapêutico que utiliza cavalos na reabilitação e no desenvolvimento de pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas. A atividade também promove o relaxamento, desenvolve novas formas de postura, comunicação, socialização, confiança e autoestima. 

Os atendimentos são realizados por servidores e detentos que cumprem pena em regime semiaberto na penitenciária. O grupo é coordenado por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo e fisioterapeuta.

Equoterapia

Os internos da unidade prisional auxiliam os fisioterapeutas nas sessões e trabalham de forma voluntária. Eles são beneficiados com a remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido.

Os animais usados durante as sessões terapêuticas são recolhidos em rodovias pela Polícia Rodoviária Federal e pela Prefeitura de Viana e doados à unidade. Eles são tratados, alimentados e conduzidos pelos detentos, sob a orientação dos inspetores penitenciários e da equipe técnica da unidade.

Fonte: Secom/ES