MOTOR

Pequenos cuidados ajudam a manter o carro conservado

Profissional da área explica algumas dicas para aumentar a vida útil do veículo.

Em 04/10/2017 Referência JCC / Jamile Carvalho

Não basta adquirir um carro, para mantê-lo conservado, prolongar a sua vida útil e melhorar o seu desempenho, alguns cuidados são fundamentais. Entre eles estão revisões regulares, troca de óleo e manutenções. Essas medidas representam economia e segurança, garantindo a valorização do automóvel.

De acordo com Cléber Ferreira, gerente de pós-venda da Audi Center Vitória, hábitos comuns entre os motoristas são responsáveis pelo desgaste precoce de algumas peças: desde circular com o automóvel na reserva de combustível até a frequência com que se lava o carro.

Limpeza

A limpeza do veículo é umas das premissas iniciais para mantê-lo conservado. “As pessoas se preocupam muito com o interior do carro. Entretanto, o exterior é tão importante quanto. É essencial que ele seja lavado com frequência, conservando a pintura e a aparência sempre nova. Para facilitar a remoção da sujeira, o aconselhável é usar um pano úmido”, salienta.

Manter o carro alinhado e evitar arrancadas bruscas também são fundamentais para que o jogo de rodas e pneus esteja sempre conservado. “Rodas desalinhadas exigem mais esforço da máquina e acaba gastando mais”, acrescenta Ferreira.

Ações comuns entre os motoristas

  • Circular com o tanque na reserva: ela só deve ser usada em medidas emergenciais, afinal, isso danifica o carro e pode causar uma pane seca. Além disso, andar na reserva sujeita o motorista à multa.
  • Repousar o pé sobre a embreagem: pode aquecer o sistema e desgastar o platô e os rolamentos.
  • Dirigir com o óleo vencido: isso pode ocasionar o surgimento de borra ou carvão, danificando o motor. Aconselha-se que o óleo seja trocado a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses.

(Foto; Divulgação)