MEIO AMBIENTE

Pequenos cultivam horta no Cajun de Itararé e semeiam amizades

Semear amizades e conscientizar sobre a preservação ambiental.

Em 15/09/2015 Referência JCC

Semear amizades e conscientizar sobre a preservação ambiental. Foi com esses objetivos que o Cajun Engenharia/Itararé estimulou as crianças e os adolescentes que participam do projeto a fazer e cultivar a horta orgânica no local. 

A unidade estimulou os pequenos a criar uma horta comunitária, com plantação de alface, cebolinha, tomate, couve, salsa e pimenta, através de materiais recicláveis como garrafas pet, caixas de leite, papelão, tampas, pregadores e outros itens reutilizáveis.

Ana Vitória Nunes de Oliveira, de 11 anos, contou o que aprendeu durante a atividade: "Aprendi que temos que cuidar da natureza".

Além de cultivar a horta, Nícolas Nunes Melo de Oliveira, 10, cultivará mais uma coisa: "Aprendi a plantar e também a cultivar a amizade". O amigo Sandro Faria dos Santos, 12, disse o que Nícolas representa em sua vida: "Tenho seis grandes amigos aqui, principalmente o Nícolas, que é como um irmão".

Em um primeiro instante, o trabalho foi feito com 36 crianças e adolescentes da comunidade. Após a aceitação da proposta, o Cajun levou a iniciativa para os estudantes do tempo integral.

Conscientização

A professora de Artes e Artesanato Leiliane dos Santos Campos destacou a importância do projeto da horta comunitária para os pequenos. 

"A proposta do eixo temático é criar a consciência sobre a valorização ambiental. As crianças e os adolescentes devem verificar que podem reaproveitar o lixo no material reciclável. A proposta na horta é reutilizar outros materiais, como garrafas pet, pregadores e papelão. Além de limpar o bairro, esse material pode ser reaproveitado e as crianças podem brincar de uma forma mais lúdica. No bairro de Itararé, não temos aterro sanitário. Agora, quadra do local está até mais limpa".

A auxiliar de secretária do Cajun Engenharia/Itararé Maíla Santos também ressaltou a importância da ação. "A horta surge com o objetivo de conscientizar essas crianças e adolescentes quanto à preservação do meio ambiente e fazer uma reeducação alimentar na vida deles. Importante também para eles verem que o que é jogado no lixo pode ser reaproveitado, como sucatas e materiais recicláveis".

Fonte:PMV