EMPREGO & ESTÁGIO

Pequenos negócios do ES lideram geração de empregos no Sudeste

Logo atrás do Estado estão MG, com saldo proporcional de 6,55; RJ, com 6,29; e SP, com 4,46.

Em 15/08/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Tânia Rêgo /Agência Brasil

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados em junho apontam 3.113 novos postos de trabalho criados nas micro e pequenas empresas do Espírito Santo.

O Espírito Santo liderou os estados do Sudeste brasileiro no saldo de empregos de micro e pequenas empresas do mês de junho, de acordo com o levantamento divulgado recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O indicador é apurado pelo Ministério da Economia com o objetivo de registrar, mês a mês, as contratações e desligamentos no Brasil, com recortes por região e por estado. 

>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR  de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!

O saldo é a diferença entre as contratações e demissões e, se positivo, significa que o número de postos de trabalho abertos foi superior. Os dados compilados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) mostram que, no Espírito Santo, esse número foi de 3.113 em junho. A cada mil empregados, esse saldo equivale a 7,75. Mesmo que outros estados tenham tido números maiores, o Espírito Santo obteve mais empregos gerados proporcionalmente na região, considerando os pequenos negócios. 

>> Empresas oferecem mais de 1 mil vagas de emprego no país

Logo atrás estão Minas Gerais, com saldo proporcional de 6,55; Rio de Janeiro, com 6,29; e São Paulo, com 4,46.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou as áreas mais aquecidas no mercado de trabalho no estado.

“O setor de serviços abriu mais postos de trabalho, com 1.212 empregos gerados nas micro e pequenas empresas. O comércio criou 730 postos de trabalho, e a construção civil foi a terceira que mais contratou, com saldo de 758. Lembrando que estamos falando das micro e pequenas empresas, que lideraram as contratações”, explicou. 

O Caged também fez o levantamento do saldo de empregos de acordo com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). A líder de contratações entre empresas de pequeno porte foi a construção de edifícios, com 214 novos postos de trabalho.

“Se observarmos o saldo de empregos de todo o ano de 2023 no estado, considerando o período de janeiro a junho, confirma-se a supremacia da construção civil como setor que mais cria vagas para pequenas e médias empresas: foram 1.233 novos cargos”, salienta Rigo. (Por Robéria Gomes/AsImp)

Leia também:

Agência do Emprego anuncia 155 vagas nesta semana
Aracruz começa a semana com 200 oportunidades de trabalho 
Sine abre mais 329 vagas de emprego em Vila Velha
Sine Linhares oferta 536 vagas de emprego nesta segunda
Empresas oferecem mais de 1 mil vagas de emprego no país
Itaú abre vagas para trainee com com salário de R$ 8,5 mil
804 vagas abertas na Agência do Trabalhador de Cariacica
Inscrições abertas para dois concursos públicos de Aracruz
MEC lança concurso com 220 vagas e salário de R$ 6,2 mil
Plantão do emprego: mais de 800 vagas disponíveis na Serra

TAGS:
SEBRAE-ES | VAGAS | EMPREGO | SUDESTE | NEGÓCIOS | PEQUENOS