ECONOMIA CAPIXABA

Petrobras confirma plano de investimentos no Espírito Santo

A confirmação veio na reunião do governador Renato Casagrande com diretores da estatal.

Em 21/01/2019 Referência JCC, Giovani Pagotto

Foto: Adriano Zucolotto/Governo ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu o sinal positivo da Petrobras sobre investimentos da empresa no Espírito Santo, na ordem de US$ 4 bilhões nos próximos cinco anos. A confirmação veio durante uma reunião nesta segunda-feira (21) entre o governador e diretores da estatal no Rio de Janeiro (RJ). Casagrande também se reuniu com a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com quem discutiu medidas para melhorar a arrecadação com royalties de petróleo. 

A primeira reunião foi com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e dirigentes da companhia: “Discutimos o plano de investimentos da empresa, que será de quatro bilhões de dólares nos próximos cinco anos no Espírito Santo. Foram discutidas pautas para os próximos anos, inclusive, conversamos sobre a importância da unificação dos campos de petróleo do Parque das Baleias. Também apresentamos a necessidade de uma planta de refino de petróleo no Estado”, apontou. 

A comitiva capixaba em missão no Rio de Janeiro. Foto: Adriano Zucolotto/Governo ES

Na ANP, o governador se reuniu com o diretor-presidente Décio Fabrício Oddone. Casagrande abordou a unificação dos campos do Parque das Baleias, que pode trazer um aumento nas receitas com royalties de petróleo. O governador acredita que o aumento nas receitas com a participação especial e valores retroativos permitirão que o Governo do Estado faça ainda mais investimentos em infraestrutura. 

Resultado de imagem para áreas de produção do Parque das Baleias

Em dezembro de 2018, a ANP anunciou abrir consulta pública sobre a região Parque das Baleias. Foto: Investing/Reprodução

“Impetramos uma ação ainda em 2013, no meu primeiro mandato, buscando unificar as áreas de produção do Parque das Baleias. Em 2014, ainda em nosso mandato, a ANP tomou uma decisão com um entendimento favorável a nós. Quando se unifica os campos de produção, a contabilidade de barris aumenta e também acaba elevando a Participação Especial”, afirmou Casagrande. 

A comitiva capixaba foi integrada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende, e o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula. Para o governador, as reuniões foram importantes para definir uma agenda de trabalho para o Estado.