CIÊNCIA & TECNOLOGIA

PIC Júnior abre inscrições para bolsas de pesquisa científica

Pesquisadores podem enviar as propostas até 12 de abril.

Em 29/02/2016 Referência JCC

Começou em fevereiro e vai até o dia 12 de abril, o período para submissão de projetos para a segunda chamada do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pesquisador do Futuro) - PIC Júnior. O edital está disponível no site www.fapes.es.gov.br/Editais/Abertos

Desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a iniciativa conta com apoio da Prefeitura da Serra. “Na primeira etapa, foram contemplados oito projetos de pesquisa científica com a participação de escolas públicas de ensino fundamental e médio da Serra”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Erly Viera.

Estes oito projetos contemplam 80 estudantes bolsistas que recebem o valor mensal de R$ 100,00. A equipe de cada projeto conta com quatro apoiadores, totalizando 32 pessoas divididas nas funções de monitor, coordenador e professor-tutor.

Da rede pública municipal, foram escolhidos três projetos e as escolas participantes são:

EMEF Professora Valéria Maria Miranda - Vila Nova de Colares
Pesquisador: Marco Cesar C. Guimarães
Projeto: Desenvolvimento de uma rota de síntese verde de nanopartículas.
Instituição executora: Ufes

EMEF Altair Siqueira Nunes - Jardim Limoeiro
Pesquisador: Roberto Perobelli de Oliveira
Projeto: Narrativas e identidades na perspectiva da Sociolinguística interacional: constituição de corpus serrano-capixaba
Instituição executora: Ufes

EMEF Leonel de Moura Brizola - Bairro das Laranjeiras (Jacaraípe)
Pesquisador: Fábio Corrêa de Castro
Projeto: Matemáticos Mirins
Instituição executora: Ufes

O objetivo é despertar vocações científicas e tecnológicas, além de incentivar talentos potenciais entre estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino por meio de sua participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, a serem executadas por instituições de ensino superior.

O prazo de execução dos novos projetos e das bolsas vinculadas é de 24 ou 36 meses.

Fonte:PMS