CIDADE

Pintura mural repleta de cultura e história em Cmei de Vitória

Feita pelo artista Bruno Bissoli, pintura reúne referências a grandes nomes da arte brasileira.

Em 02/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A obra também retrata a essência dos "cadernos de Maria", que são cadernos pedagógicos com histórias lúdicas e proposições de experiências, produzidos pela equipe do Cmei e que foram disponibilizados para todas as crianças.

Uma homenagem aos artistas e poetas brasileiros, ao manguezal e ao Congo na nova pintura externa do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Nazareth Menegueli, em Santa Martha. Ao descer para o bairro de Santa Martha ou subi-lo, a partir do bairro Andorinhas, a comunidade escolar pode visualizar a obra de arte estampada no muro da unidade de ensino.

Feita pelas mãos do artista plástico Bruno Bissoli, a pintura reúne referências a grandes nomes da arte brasileira, como: Os Gêmeos (grafiteiros), Aldemir Martins (artista plástico), Martha de Barros (artista plástica), Dionísio del Santo (pintor) e Norton Dantas (artista plástico), e também ao poeta Manoel de Barros. Em alusão à cultura da comunidade local, o artista também buscou referências no manguezal e no Congo.

Além disso, a obra também retrata a essência dos "cadernos de Maria", que são cadernos pedagógicos com histórias lúdicas e proposições de experiências, produzidos pela equipe do Cmei e que foram disponibilizados para todas as crianças.

"Buscamos ilustrar de uma forma que o público infantil possa acessar o conteúdo transmitido, da preservação, do brincar, do contemplar, do imaginar, coisas que a infância necessita para um bom desenvolvimento pedagógico da criança. Desta forma, elas podem desfrutar o serviço naquela instituição de ensino, gerar vínculos fortes com o espaço e boas memórias para a vida", disse o artista plástico.

Espaço cultural

O diretor da unidade de ensino, Juca Bittencourt, destacou que o Cmei está sempre envolvido com a arte e a criatividade, dialogando com a sensibilização do olhar dos pequenos matriculados ali e também da comunidade escolar.

"Queremos que o Cmei seja também um espaço cultural, atendendo ao processo educacional, estimulando o desenvolvimento científico e artístico", ressaltou.

"Esperamos que as crianças, a comunidade e os familiares apreciem esta novidade, que preparamos com muito carinho e com a intenção de proporcionar experiências da estética sensível para toda a comunidade escolar", completou. (Secom/PMV)

Leia também:

Secretarias de Serviços seguem com trabalhos por Cariacica
Serra: Aposentados têm até maio para pedir isenção do IPTU
Mesmo com restrições, foliões saem às ruas em São Paulo
Campanha incentiva denúncia de violência contra mulher
Aldeias indígenas de Aracruz recebem dez computadores
Procon de Guarapari elaborou algumas dicas para o Carnaval
Carnaval: o serviço de limpeza é intensificado em Linhares
Guarda-vidas garantem a segurança em 15 postos nas praias
Defesa Civil da Serra reforça efetivo para Operaçãpo Carnaval
Mais dignidade: bairros da Serra terão praças revitalizadas

TAGS: 
VITÓRIA | PINTURA MURAL | CMEI | ARTE | CULTURA