CIDADE

Placas da nova Rua Palestra Itália são inauguradas em frente ao Palmeiras.

Outra rua Palestra Itália, na Zona Sul de SP, teve de mudar de nome.

Em 12/06/2015 Referência JCC

Uma cerimônia na manhã desta sexta-feira (11) oficializou a mudança do nome da Rua Turiassu para Rua Palestra Itália, em Perdizes, na Zona Oeste do São Paulo. Para homenagear o clube do Palmeiras, a Câmara Municipal mudou parte do nome da Rua Turiassu para Palestra Itália, no trecho em frente a Arena Allianz Parque.

A cerimônia contou com a presença de dirigentes do Palmeiras e representantes da Câmara Municipal. A Câmara definiu a mudança do nome em uma reunião no dia 22 de abril. A mudança vale entre os números 1.643 e 2.237, entre as ruas Cayowaá e Carlos Vicari, um trecho de 600 metros em frente ao estádio do Palmeiras e ao Shopping Bourbon.

A mudança do nome da Rua Turiassu para Palestra Itália, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, é alvo de reclamações de moradores da região.  No entanto, os moradores de outra Rua Palestra Itália, na Zona Sul da capital paulista, também não gostaram da novidade, já que pela lei duas ruas não podem ter o mesmo nome.

 Levantamento realizado pelo G1 aponta que quatro em cada cinco afetados pela mudança no nome de trecho da Rua Turiassu são contra a decisão dos vereadores.

Pela lei municipal 14.454, o nome dos logradouros, mesmo escrito de formas diferentes, não podem ser idênticos.

Por esse motivo, a nome da Rua Palestra Itália de Parelheiros teve que mudar. O seu Herman Albrat e a Dona Neuza são os únicos moradores da antiga Palestra, O casal vive no endereço há 20 anos e não estava sabendo da modificação. O novo nome da rua não foi informado.

Ele é autônomo, trabalha em casa e pensa no transtorno que terá daqui pra frente. “Vai ter que mudar endereço, vai ter que mudar cartões de visita, nota fiscal. Realmente é uma dor de cabeça sem razão, ao meu ver”, diz o tradutor Hermand Albrat.

Já a corintiana Dona Neuza até que consegue ver o lado positivo da mudança. “Todo lugar que eu chego que tem que informar meu endereço, na mesma hora sai de supetão: ah, é Palmeirense? Não ! Sou Corintiana!”, brincou.

“Então, acaba tendo o lado bom de não morar na rua Palestra Itália?  Por esse único ângulo, porque de resto traz uma série de inconveniências, você ter que trocar de endereço, ter que informar todo mundo, uma série de coisas”, disse a mulher.

Projetos
Em 2013 e 2014, 13,8% dos projetos de lei aprovados na cidade eram referentes a nomeação de ruas.

Na semana passada, a Câmara enviou uma nota informando que aprovou diversos projetos importantes da cidade e que os projetos de nomeação de ruas não são a maioria.

Fonte: G1-SP