CIDADE

Placas indicam a proibição de circulação de carroças em Vitória/ES.

Prefeitura de Vitória instalou em vias de entrada e saída da capital placas de proibição dos veículos.

Em 21/08/2015 Referência JCC

Para alertar a população sobre o impedimento da circulação de veículos de propulsão animal (carroças) em Vitória, a Prefeitura de Vitória instalou em vias de entrada e saída da capital placas de proibição de veículos de tração animal.

Elas estão na Reta do Aeroporto (na saída do bairro Central Carapina, sentido Serra-Vitória), Segunda Ponte, Cinco Pontes, avenida José Rato (entrada de Jardim Camburi) e em duas ruas de acesso do Bairro de Fátima para Jardim Camburi (pela estação da EDP/Escelsa e passando pela nova praça do Bairro de Fátima).

A sinalização vertical foi realizada pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Agora, a Prefeitura de Vitória inicia uma campanha educativa para conscientizar os munícipes sobre a legislação. Após essa fase educativa, a administração municipal irá realizar a fiscalização. 

O trabalho começou com a indenização dos carroceiros de Vitória. O Termo de Indenização pelos Animais e Veículos de Tração Animal garantiu a 16 carroceiros cadastrados no município o valor indenizatório de R$ 1,5 mil por animal e R$ 1 mil por veículo (carroça). Os animais recolhidos estão sob a guarda do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), que está promovendo o tratamento adequado de saúde para eles e fazendo a destinação gradativa para a adoção.

O benefício está previsto na lei nº 8.763, que institui o Programa de Reinserção Profissional dos Proprietários e Condutores de Veículos de Tração Animal.

Carroças

A Prefeitura irá comprar as demais carroças que ainda estão circulando pelas vias da cidade. Ao avistar carroças no trânsito, os moradores devem ligar para o telefone 190 e acionar a Guarda Civil Municipal. Os veículos de tração animal que estiverem circulando no município serão retidos pelos agentes comunitários de segurança e os animais serão levados para o CVSA.

O proprietário do animal recolhido poderá resgatá-lo no prazo de cinco dias úteis, mediante pagamento de taxa de remoção de registro, comprovação da propriedade dele e transporte adequado para o mesmo.

   Placa informativa de proibição de circulação de carroças em Vitória   

Fonte:PMV