CIDADE

Plano de Manejo da APA do Mestre Álvaro é apresentado

Cerca de 60 pessoas participaram da audiência pública

Em 05/12/2014 Referência JCC

A audiência pública para apresentação do Plano de Manejo da APA do Mestre Álvaro foi realizada na última terça-feira (2). Cerca de 60 moradores da cidade participaram do evento.

Na ocasião, foi apresentado o diagnóstico da situação atual do Mestre Álvaro e as necessidades de recategorização da atual Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro.

O estudo apresentado enfatiza a relevância da preservação do Mestre Álvaro, principalmente, por sua importância social, econômica e biológica, pois foram identificadas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.

As rodadas de palestras e reuniões continuam.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Andreia Pereira Carvalho, se comprometeu a agendar uma reunião específica com os produtores rurais do entorno do Mestre Álvaro para uma rodada de discussão, que está prevista para 9 de dezembro.

A secretária Andreia Carvalho destaca que “a comunidade do Mestre Álvaro pode ficar tranquila, que toda proposta avaliada foi para benefício da natureza, mas sempre levando em consideração todos que têm suas propriedades naquela área.”

Técnicos avaliaram como melhor opção a criação de um Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) no “morro” do Mestre Álvaro com o estabelecimento de uma APA no entorno como zona de amortecimento. Assim, inicialmente não haverá a necessidade de desapropriação, pois as Unidades de Conservação REVIS e APA permitem terrenos públicos e privados.

Após as reuniões, o plano de manejo será encaminhado para avaliação no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas).

Fonte:PMS