CIDADE

Plano Municipal de Iluminação Pública vai valorizar cenários da capital

A apresentação foi feita pela empresa CityLigths...

Em 17/12/2014 Referência JCC

O primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Iluminação Pública de Vitória (PMIP) foi dado nesta terça-feira (16), no auditório da Prefeitura. Uma reunião apresentou as primeiras análises sobre o sistema de iluminação da capital e mostrou como o plano será desenvolvido.

A apresentação foi feita pela empresa CityLigths, e o encontro reuniu seus representantes e servidores de diversas secretarias municipais.

O engenheiro Plínio Godoy explicou que o PMIP pretende criar uma identidade para Vitória por meio da iluminação, considerando sua história, cultura e aspectos de segurança e meio ambiente. "Meu olhar, de alguém de fora do Estado, mostra que Vitória tem muito potencial e que a iluminação pode melhorar ainda mais a imagem da cidade. Vitória tem cenografias muito bonitas, uma grande diversidade de momentos urbanos, como uma área litorânea, o Centro Histórico, os parques urbanos. É uma ótima riqueza de lugares para trabalharmos", afirmou.

A arquiteta da empresa Andrea Sender também ressaltou o potencial da cidade. "A iluminação da cidade pode valorizar o que não chama atenção e ressaltar ainda mais o que seus moradores já reconhecem como algo positivo. Além disso, com a iluminação podemos tornar os espaços públicos mais atraentes e estimular as pessoas a ocupar esses locais".

O engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras (Semob) Adjuto Martins Vasconcelos ressaltou a importância do encontro. "É importante conhecer o Plano de Iluminação para também contribuir com informações para o projeto".

Rodrigo de Carvalho, arquiteto da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), também aproveitou para tirar dúvidas e levantar questionamentos. "Foi uma boa oportunidade de discutirmos a iluminação da cidade considerando outros aspectos, como publicidade e prédios históricos", declara.

Plano Municipal de Iluminação Pública

O Plano Municipal de Iluminação Pública irá direcionar as principais ações de iluminação na cidade, formulando regras de iluminação e padrões para bairros semelhantes. O plano propõe investimentos imediatos e para os próximos cinco anos.

Fonte:PMV