CIDADE

Plenárias vão discutir a elaboração do Plano Municipal de Educação

Em 13/10/2014 Referência JCC

Estudantes, pais, profissionais da Educação e moradores interessados em participar da construção do Plano Municipal de Educação devem se programar para ir às plenárias dos grupos temáticos em preparação para a III Conferência Municipal de Educação de Vitória. A primeira, "Financiamentos", acontece nesta quinta-feira (16). A próxima será "Valorização dos profissionais de educação", no dia 22.

As plenárias acontecem sempre das 18 às 22 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que fica na rua Doutor Arlindo Sodré, 485, em Itararé. Elas têm o objetivo de analisar a proposta de plano e sugerir alterações.

Vale lembrar que o documento está disponível para consulta pública também na internet. As ações fazem parte do Fórum Municipal de Educação de Vitória (FMEV), responsável pela condução de todo o processo de construção do documento.

Após as discussões nas plenárias e apontamentos feitos pela internet, o Plano Municipal de Educação será apresentado e apreciado na Conferência Municipal de Educação de Vitória, de 27 a 29 de novembro.

Assim, o texto aprovado no evento constituirá o documento final a ser apresentado ao Poder Executivo para que seja elaborado o projeto de lei do Plano Municipal de Educação e, finalmente, ser encaminhado ao Legislativo municipal.

Plano Nacional

A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação, em 25 de julho de 2014, todos os municípios, estados e o Distrito Federal têm um ano para elaborar os seus respectivos planos.

"Trata-se de uma tarefa árdua construir um Plano de Educação que represente todos os anseios da comunidade escolar e da sociedade civil de forma democrática e amplamente participativa, mas, acima de tudo, é uma grande oportunidade de participação direta na elaboração da lei que irá orientar toda a política educacional do município para os próximos 10 anos", disse o secretário executivo do Fórum Municipal de Educação de Vitória, Júlio Pagotto.

Fonte:PMV