TEMAS GERAIS

Polícia Federal faz operação contra fraude de seguro defeso no ES

Organização falsificava documentos para recebimento ilegal do seguro.

Em 04/11/2014 Referência JCC

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira (4) para combater fraudes relacionadas ao seguro defeso no Sul do Espírito Santoe na região Metropolitana. São nove mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva e 12 de condução coercitiva, em oito municípios do estado. Segundo a polícia, a organização investigada é composta por despachantes e representantes de colônia de pescadores.

A fraude consistia em preparar documentos ideologicamente falsos para que pessoas que não sobrevivem da pesca pudessem receber, ilicitamente, o seguro defeso. O seguro se trata do benefício pago aos pescadores artesanais para a sobrevivência durante o período de reprodução das espécies, em que são impedidos legalmente de pescar.

Além dos documentos falsos, os criminosos intermediavam a compra e venda de comprovantes de embarque entre os falsos pescadores e donos de embarcações, principalmente de pesca da lagosta, já que o número de parcelas do seguro é de seis meses, maior que o de outras espécies.

Fonte: G1-Espírito Santo