TEMAS GERAIS

População economiza 2 bilhões de litros de água na Grande Vitória.

Comparação foi feita entre os quatro primeiros meses de 2015 e 2014.

Em 15/05/2015 Referência JCC

A população da Grande Vitória economizou mais de dois bilhões de litros de água nos primeiros quatro meses de 2015, comparado ao mesmo período do ano anterior. A informação é da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Segundo a presidente da Cesan, Denise Cadete, a quantidade poupada abasteceria o município da Serra, na Grande Vitória, por um mês.

Denise destacou que o trabalho de comunicar e informar a população foi o principal para a redução no consumo de água. “O desconhecido as pessoas acabam não entendendo. Começamos a informar e a buscar alternativas e o que fazer a curto, médio e longo prazo”, disse.

Apesar da economia, o período seco continua e a situação dos rios ainda não está normalizada. De acordo com a presidente da Cesan, o nível do rio Santa Maria da Vitória está com 6,5 m³ por segundo, quando o normal é trabalhar com 35 m³ por segundo.

“Melhorou em relação a janeiro e fevereiro. No ponto mais crítico, nós chegamos a 2,9 m³ por segundo. A gente comemora esse momento, porque era para estar muito pior”, explicou.

Para evitar desperdícios dentro da própria rede da Cesan, Denise afirmou que a companhia tem trabalhado para buscar a eficiência operacional. “A gente busca fazer uma redução de tempo no atendimento quando tem vazamento. Conseguimos que a prefeitura faça o cadastramento da população das áreas de loteamentos clandestinos, para evitar o desperdício”, pontuou.

Uma interlocução entre a concessionária de energia EDP Escelsa, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi realizada para dar início ao sistema de represas no estado.

De acordo com a presidente da Cesan, a meta foi alcançada e já é possível garantir o abastecimento da população até outubro, em caso de persistência da seca. “Com essas chuvas que caíram, temos aí, pelo rio Santa Maria da Vitória, pelo menos até outubro, uma situação que a gente consegue garantir o abastecimento, mesmo com o período seco de junho e julho que está por vir”, afirmou Denise.

Fonte: G1