CIDADE

Praias do ES podem ter certificado de qualidade internacional.

Região deve seguir critérios de limpeza, acessibilidade e sinalização.

Em 25/07/2015 Referência JCC

As praias da Bacutia e Peracanga, na Enseada Azul, em Guarapari, no Espírito Santo, podem receber uma certificação internacional de turismo. Uma instituição certificadora visitou o balneário nesta sexta-feira (24) e ainda vai fazer análises durante este sábado (25). O instituto Bandeira Azul concede uma espécie de selo de qualidade para a praia.

Caso consiga o certificado, as praias de Guarapari vão se unir a outras 4 mil com o mesmo padrão de qualidade em todo o mundo. Apenas duas praias, uma em Guarujá, no estado de São Paulo, e outra no Rio de Janeiro, possuem a qualificação no Brasil.

A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, explicou quais os benefícios de se obter a certificação e o que é avaliado. Aspectos ambientais e de acessibilidade são fundamentais para a praia ser bem avaliada.

“Atrai um público diferenciado. A certificação sendo internacional tem muita visibilidade na Europa. Tem a chance de receber um público estrangeiro bem maior. Você garante uma qualidade maior, com mais segurança e balneabilidade. A certificação traz uma visibilidade turística e ambiental para o município”, explicou à Rádio CBN.

Avaliação com rigor
Na avaliação, são observadas a conservação da praia, disponibilidade de banheiros, rampas de acessibilidade, placas informativas, além da qualidade da água, areia e a limpeza. Após a análise, haverá conversas com moradores, empresários e com representantes do município para acertar os ajustes necessários.

Paralelo à avaliação do instituto Bandeira Azul, o Instituto Jacarenema, que cuida de questões ambientais no Estado, também vai auxiliar na certificação, realizando ações de limpeza e plantio de mudas nativas na restinga da orla, como explica o presidente da entidade, Petrus Lopes.

"O trabalho do instituto é estimular os municípios a terem essas adequações nas praias. A gente tem a capacidade de poder trabalhar nas modificações dos itens que as praias precisam receber para ser certificadas. Nossa participação é com pesquisa e com o envolvimento comunitário. Vamos fazer uma campanha de limpeza da praia, envolvendo a comunidade, o que é um requisito para a certificação”, contou à CBN Vitória.

A certificação Bandeira Azul existe há 28 anos e faz análises no Brasil desde 2008. Ao todo, 49 países possuem mais de quatro mil praias e marinas certificadas. Após o trabalho feito nas praias da Bacutia e Peracanga, em Guarapari, a região poderá ser certificada a partir de janeiro de 2016.

Fonte: EBC