Prefeitura de Vila Velha define novos projetos para a EJA

Esta é uma iniciativa que visa promover oportunidades de emprego para o público da EJA

Em 17/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O Sebrae vai oferecer, do dia 14 de setembro ao dia 27 de outubro a “EJA do Futuro”, um conjunto de 6 palestras que irão abordar desde marketing pessoal, empreendedorismo, gestão de tempo, produtividade até competências individuais.

Novos projetos serão realizados nas 19 unidades municipais de ensino que fornecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na última segunda-feira (16), a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresentou as próximas ações para os diretores das escolas.

Esta é uma iniciativa que visa promover mais oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal para o público da EJA. São cinco projetos, que serão implementados com parcerias externas, como a Universidade Vila Velha (UVV), Sistema Nacional de Emprego (SINE), Setor de Atendimento Educacional Disciplinar (SAED), Junta Militar e Sebrae. Para a subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, essas parcerias contribuem no avanço da educação desse público:

“Nosso projeto pedagógico de Educação de Jovens e Adultos vem para formar nossos alunos para a vida. Além de uma boa escolarização, qualificação e orientação para o trabalho e para a vida. Por isso, a importância de estabelecer parceiros no território, que possam contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos”, explicou. 

Em conjunto com a UVV, algumas unidades de ensino irão fornecer o projeto de ginástica funcional e laboral, para contribuir com a qualidade de vida dos alunos e professores da EJA. Os exercícios serão feitos para atender as necessidades dos participantes, adaptados à realidade de cada um.

Em parceria com o Sebrae, o projeto de Educação Empreendedora visa desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida. Para isso, o Sebrae vai oferecer, do dia 14 de setembro ao dia 27 de outubro a “EJA do Futuro”, um conjunto de 6 palestras que irão abordar desde marketing pessoal, empreendedorismo, gestão de tempo, produtividade até competências individuais.

Com o Setor de Atendimento Educacional Disciplinar (SAED) e a Junta Militar, serão realizadas palestras nas unidades municipais. Com o SAED, os temas serão sobre comportamento, atitudes e imagem, no intuito do aluno se adequar as atuais exigências do mercado de trabalho. Já com a Junta Militar, as conversas serão a respeito de alistamento militar, reserva e explicação de casos específicos que podem ocorrer.

Além disso, foi apresentado também sobre o Qualificar ES, do Governo do Estado. Esse programa busca maximizar a oferta de mão de obra qualificada em diversas áreas. Sendo assim, o objetivo é promover a qualificação do profissional num curto espaço de tempo. Serão diversos cursos presenciais nas áreas de comunicação, informação, saúde, ambiente e produção alimentícia. O Qualificar é aberto para os alunos acima de 15 anos e também para a comunidade.

“Nossos diretores foram muito receptivos e ficaram entusiasmados com os projetos. Isso é muito importante, porque essa implementação depende da contribuição deles também, que são peças fundamentais dentro das escolas”, afirmou a coordenadora da EJA Fabiana Valentina Nápoli. (Semcom/PMVV).

Leia também:

Serra faz parceria com o IFES para capacitar alunos do EJA 
Prazo para matrícula no Sisu termina na próxima segunda (16)
Vitória convoca aprovados para atuar no ensino fundamental
Alunas de 84 e 69 anos retornam à sala de aulas em Vila Velha
Prefeitura de Serra vai vacinar os estagiários da Educação
Escolas de Vitória têm agenda especial para o Dia do Estudante
Serra ministra palestras sobre Educação no Trânsito em escola
Em Serra, 95 % dos estudantes voltaram às aulas presenciais
Inscrição para processo seletivo do Sisu termina nesta sexta
MEC e MS assinam portaria orientando sobre retorno às aulas
Qualificar ES abre 26 mil vagas em cursos on-line e gratuitos
Inscrições para o programa Formare vão até dia 9 de agosto
Educação Empreendedora chegará a escolas de 3,2 mil cidades
Grupos 3 e 4: Educação Infantil de Vitória tem retorno presencial
Prefeitura de Vitória convoca aprovados para a Educação
Vila Velha lança projeto literário para ciclo de alfabetização
Qualificar ES abre inscrições para a formação continuada
Enem 2021 tem 3,1 milhões de inscrições confirmadas
Serra abre inscrição no curso para candidato a direção escolar

TAGS:
IFES | EJA | AULAS | PROFESSOR | PROUNI | SISU | EDUCAÇÃO | ENEM | ESCOLAS | ENSINO | TRABALHO