CIDADE

Prefeitura de Vitória entrega mais uma casa reconstruída

Alaídes Pereira da Costa teve a casa reconstruída na escadaria Santo André, Bairro da Penha.

Em 14/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

No total, são 34 casas a serem reconstruídas pela Prefeitura, em 11 bairros de Vitória.

A Prefeitura de Vitória entregou, nesta quarta-feira (13), mais uma residência do contrato de reconstruções de casas em 11 bairros da capital.

A beneficiária foi Alaídes Pereira da Costa, que teve sua casa reconstruída na escadaria Santo André, s/nº, no Bairro da Penha. Ela não escondeu a alegria de receber as chaves de sua casa, que agora conta com dois quartos, banheiro, cozinha, sala e área de serviço.

"Depois de 11 anos morando de aluguel, é uma felicidade muito grande receber minha casa reconstruída. Agora é mudar para cá junto com minha filha e ser feliz", comemorou a munícipe.

Cidadania

"Essa entrega promove e resgata a cidadania da moradora, que estava há 11 anos sem residência. Estou muito feliz em poder presenciar e propiciar este ato, que materializa a dignidade da pessoa humana. Isso é a marca de uma gestão que está ao lado de quem mais precisa", afirma o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Satisfação

"É uma satisfação entregar a casa da dona Alaídes, que agora vai morar em um imóvel próprio. Estamos concluindo outros imóveis neste contrato e novas entregas acontecerão em breve", disse o secretário de Obras e Habitação, Gustavo Perin.

Reconstrução

No total, são 34 casas a serem reconstruídas em 11 bairros de Vitória: São Benedito, Bairro da Penha, Bonfim, Itararé, Jaburu, Consolação, Caratoíra, Santa Helena, São José, Nova Palestina e São Pedro. Até o momento, já foram entregues 19 moradias neste contrato.

A administração municipal transforma antigos barracos de madeira ou material inadequado em casas seguras de alvenaria. Estão sendo investidos R$ 4.315.636,04, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Estão sendo reconstruídas 20 casas na Poligonal 1 do Programa Terra: oito em Bairro da Penha e oito em Bonfim. Itararé, São Benedito, Consolação e Jaburu receberão uma reconstrução em cada.

Também serão reconstruídas uma casa em Santa Helena e uma em São José, ambas na região da Praia do Suá. A Região 7 (São Pedro) receberá a reconstrução de 10 casas em Nova Palestina, uma casa em São Pedro e outra em Caratoíra.

Visitas

Equipes técnicas da Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) visitam o local para verificar se há risco geológico, além de analisar toda a topografia e o terreno. O projeto arquitetônico é elaborado a partir da avaliação técnica do terreno e, em seguida, é definido se a unidade habitacional terá um ou dois pavimentos. (Com informações da Secom/PMV)