POLÍTICA CAPIXABA

Prefeitura exclui seis secretarias em Cariacica, ES

Juninho (PPS) extinguiu ainda 82 cargos comissionados.

Em 20/11/2014 Referência JCC

O prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), fez alterações na estrutura administrativa do município, de acordo com publicação no Diário Oficial do Espírito Santo, nesta quarta-feira (19). Ao todo, seis secretarias e 82 cargos comissionados foram extintos. Segundo o prefeito, o corte de gastos com pessoal vai representar uma economia de R$4 milhões.

A iniciativa de reduzir o número de cargos na prefeitura do município é uma proposta antiga, segundo o prefeito. "Nós começamos essa proposta no ano passado, quando a gente observou a forma como pegamos o município, as dívidas que nós herdamos e os investimentos da cidade. Esse ano a gente enviou para a Câmara, em julho, devido aos tramites burocráticos, e a gente conseguiu sancionar. É um trabalho contínuo pensando na economicidade dos processos. Nesse ano ficou muito fixo a questão econômica", disse Juninho.

Para o prefeito, a redução de gastos representa um equilíbrio das contas do município. "A gente fecha o ano com as contas equilibradas e tudo isso é um trabalho contínuo. E a reforma agora veio a culminar devido os prazos. O impacto não foi muito grande em termos de exonerar secretários porque a gente foi fazendo a própria composição pensando nisso", afirmou.

O dinheiro que seria destinado para a folha de pagamentos vai passar a ser investido em saúde. "Prioritariamente esses recursos vão para a Saúde, na área do custeio e da atenção básica, porque isso é função do poder público", falou.

Juninho explicou que, assim como outros municípios do estado, após a extinção do Fundap, o município perdeu R$50 milhões em receita. "A gente perdeu com o Fundap, mas jáa estamos prevendo que o ano que vem vai ser um ano igual ou que esse ano. A gente está tomando algumas medidas à médio e longo prazo. Não tenho feito nada de supetão, estamos nos planejando para não perder tanto", completou.

Vila Velha
O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), fez alterações na estrutura da administração pública do município, de acordo com publicação no Diário Oficial do Espírito Santo, na sexta-feira (14). Ao todo, seis secretarias foram extintas e tiveram suas atribuições fundidas a outras pastas. Na publicação oficial, Rodney justificou as mudanças que foram feitas com intuito de melhorar a prestação dos serviços públicos. "Considerando a necessidade de adequar as despesas objetivando maximizar recursos na aplicação de investimentos nas áreas de infraestrutura e social", o prefeito decretou as mudanças estruturais.

Fonte: G1-Espírito Santo