MEIO AMBIENTE

Prefeitura faz ações de conservação e proteção das restingas

Prefeitura de Vila Velha faz ações de conservação e proteção das restingas da Ponta da Fruta

Em 16/04/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Estão sendo realizadas manutenções das cordas de sisal e troca dos mourões danificados, do trecho de 1.200 metros lineares, que vai da pista de Pump Track até a rua Amapá. 


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha vem intensificando os esforços para preservar a rica biodiversidade da extensão litorânea da cidade. Atualmente está empenhada na manutenção do cercamento de trechos que protegem a restinga situada na Praia da Baleia, na Ponta da Fruta.

>> Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação

Estão sendo realizadas manutenções das cordas de sisal e troca dos mourões danificados, do trecho de 1.200 metros lineares, que vai da pista de Pump Track até a rua Amapá. O próximo passo é implementação de mourões e cordas de sisal, inexistentes até então, do trecho da rua Amapá até a “matinha" de Interlagos, representando cerca de mais 800 metros de cercamento, que serão utilizados como barreira de proteção.
 
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o objetivo principal é recuperar a vegetação nativa do local, visando preservar a biodiversidade deste ecossistema.

“A restinga é capaz de fixar a areia da praia, impedindo que ventos fortes a desloquem para o calçadão e as ruas, causando transtornos. Esta importante função previne o avanço do mar em direção à infraestrutura urbana, evitando assim a erosão”, explicou.

Restingas

As restingas desempenham um papel crucial na preservação dos ecossistemas costeiros, controlando o avanço das dunas e fornecendo habitat e recursos alimentares para diversas espécies animais. Protegidas pelo Código Florestal e pela Lei de Crimes Ambientais, é fundamental respeitar e conservar essas áreas de Preservação Permanente.

Legislação

A restinga é protegida pelo Código Florestal, Lei Federal nº 12651/2012 e pela Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/1998, já que é Área de Preservação Permanente. Portanto, é proibido destruir ou danificar a vegetação nativa, retirar vegetação e areia, impedir ou dificultar a regeneração natural, provocar incêndio e plantar qualquer tipo de vegetação que não seja nativa. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação
ES reforça medidas de biosseguridade para torneios com aves
Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares
Cidades se dizem preparadas para mudanças climáticas
Branqueamento de corais avança no Nordeste, mostra pesquisa
Serra intensifica uma fiscalização contra poluição sonora
Vila Velha promove mutirão de limpeza nas Ilhas neste sábado
Cerrado tem alta de 19% nos alertas de desmatamento
Cerrado perde em janeiro área equivalente à de Maceió

TAGS:
VILA VELHA | AÇÕES | PROTEÇÃO | PONTA DA FRUTA | CONSERVAÇÃO