SAÚDE

Prefeitura lança atividades do Vitória Saudável neste domingo (04)

Mais qualidade de vida para a população é uma das principais metas do Programa Vitória Saudável.

Em 02/10/2015 Referência JCC

Mais qualidade de vida para a população é uma das principais metas do Programa Vitória Saudável, que a Prefeitura lança no próximo domingo (4). A proposta é fortalecer a integração entre as secretarias municipais que promovem ações ligadas à promoção da saúde e à qualidade de vida para as comunidades nos diversos bairros da capital.

Durante toda a manhã, a partir das 7h30, o calçadão da praia de Camburi estará movimentado nas imediações do segundo bolsão de estacionamento, em frente ao Banco do Brasil. Haverá atividades de lazer e esportivas (ioga, alongamento, hidroginástica, vôlei, circuito funcional, ginástica, capoeira e zumba); Circuito Saúde (avaliação física e orientação ao exercício, orientação para alimentação saudável, Práticas Integrativas e Complementares, orientação para redução e controle do tabagismo) e informações turísticas.

Também haverá atividades esportivas e recreativas para crianças e adolescentes, além de atrações do projeto Brincar nos Bairros, como brinquedos e pula-pula. 

Vitória saudável

Esse é um projeto estratégico intersetorial com a proposta de fortalecer as ações de promoção da saúde e que favoreçam mudanças de comportamento para redução dos riscos à saúde e a criação de laços de solidariedade e confiança da população.

A partir desse lançamento, os inúmeros locais onde há ações de promoção da saúde serão ainda mais divulgados para que a população tenha opções de escolha que favoreçam a adoção de hábitos saudáveis.

  • Veja aqui a relação dos espaços destinados à atividade física em Vitória. 

Aniversário do SOE

A ação marca também a passagem dos 25 anos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). No primeiro semestre deste ano, o SOE atendeu 11.863 participantes de atividades coletivas nas 15 unidades existentes. Ginástica aeróbica e localizada, alongamento, hidroginástica, ioga, circuitos, capoeira, caminhada e corrida são atividades oferecidas gratuitamente à população.

Criado em 1985 (lei nº 3.267/85) com um módulo piloto implantado em janeiro de 1990, na orla de Camburi, o SOE é reconhecido pelo Ministério da Saúde como serviço pioneiro de atividade física e de promoção da saúde no país. Também foi modelo para a instituição do programa nacional Academia da Saúde, em 2011, pelo Ministério da Saúde.

Módulos

Segundo o coordenador do SOE, Leonardo Vieira, atualmente, há 15 módulos fixos e um veículo (SOE Móvel). Do total de 30 unidades de saúde, 25 delas possuem profissionais de Educação Física que atuam no desenvolvimento das atividades físicas coletivas, como ginástica, alongamento, ioga, hidroginástica, circuito, capoeira, grupos de caminhada e corrida.

Eles fazem também avaliação e orientação ao exercício e aferição da pressão arterial. Além da atuação nos módulos do SOE, os profissionais atuam nas unidades de saúde participando de grupos de educação e orientação em saúde (hipertensos, diabéticos, gestantes, obesos, idosos, de saúde mental e de apoio terapêutico ao tabagismo), nas ações do Programa Saúde Escolar e também nos eventos de promoção da saúde no município.

Fonte:PMV