SAÚDE

Prefeitura oferece acompanhamento para casos de autismo

O CAPSi, localizado em Morada de Laranjeiras, Serra, atende criança de 0 a 18 anos.

Em 03/04/2018 Referência JCC, Amanda Amaral

No dia 2 de abril, comemora-se o "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", cujo objetivo é chamar a atenção da população para o transtorno do espectro autista. 

No município de Serra, este acompanhamento é feito tanto pela Pestalozzi quanto pela Apae. Ambas atuam com equipe multidisciplinar (pediatras, assistentes sociais, psicólogo) com atendimento clínico e pedagógico.

Há ainda o atendimento em saúde realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i), localizado em Morada de Laranjeiras, para criança de 0 a 18 anos . É o único do estado com sede própria e foi inaugurado em 2017.

É muito importante que os pais fiquem atentos aos sinais precoces do transtorno pois, quanto mais cedo for a intervenção, melhor será o desenvolvimento da criança. 

Na semana passada, foi realizada uma roda de conversa promovida pelo CAPS i com os profissionais da área que atuam sobre o tema e debateram sobre autismo e psicose.

Quem procura acompanhamento para os casos de autismo pode se dirigir a uma das 39 unidades de saúde de Serra e solicitar avaliação com um pediatra. 

Foto: Jansen Lube/Secom-PMS