CULTURA

Prêmio Dom Luís será entregue em agosto

O Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes, criado pela lei estadual 7.844/04, em homenagem a Dom Luis Gonzaga.

Em 19/06/2015 Referência JCC

O Governo do Estado do Espírito Santo publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (19), os nomes dos integrantes da Comissão Especial responsável pela seleção das pessoas e instituições que se destacaram no trabalho de promoção à igualdade entre as pessoas e que serão condecoradas com o “Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes”.
 
Fazem parte da Comissão Especial do prêmio, Cláudio Humberto Vereza Lodi, Alberto Fontana, Antônio César Menezes Penedo, Christóvão Colombo, Dante Segundo Pancini Póla, Giovanna Márcia Valfré Pereira, João Batista Herkenhoff, Laura Maria Schneider Duarte, Maria Angela Varella Cabral, Maria Elvira Bazet, Marlene de Fátima Cararo e Paulo Mattedi. Além dos membros escolhidos, fica designada como secretária executiva da comissão, Mariléa Fernandes da Silva Pimenta, servidora da Secretaria de Estado do Governo (SEG).
 
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 20 de agosto, no Palácio Anchieta, em Vitória. A premiação acontece sempre na quinta-feira útil que precede o dia 24 de agosto, data em que Dom Luís estaria aniversariando. 
 
O Prêmio
 
O Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes, criado pela lei estadual 7.844/04, foi instituído em homenagem a Dom Luis Gonzaga, bispo auxiliar de Vitória. A homenagem é para lembrar e manter viva a memória desse líder religioso, que marcou de forma definitiva toda uma geração de capixabas na luta pela reconstrução da democracia.
 
Dom Luis foi membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande. Falecido em abril de 2003, Dom Luis trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais. Além disso, o bispo sempre destacou a figura da mulher na igreja e na sociedade, confiando a elas encargos de liderança e contribuindo para que a Igreja de Vitória assumisse a face de uma igreja feminina.
 
Esse prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem a finalidade de servir como referência, estímulo e reconhecimento, além de homenagear as pessoas e instituições que trabalham comprometidas com as causas de caráter social e ambiental, e que contribuem com a transformação da realidade capixaba.
 
Fonte:Secom ES