ECONOMIA CAPIXABA

Preços de ovos da Páscoa variam 120%, diz Procon de Vila Velha

Devem ser conferidas as informações de materiais de divulgação como folhetos.

Em 15/04/2019 Referência JCC, Paulo Borges Filho

Felix Falcão - Semcom/PMVV

Com a chegada da Páscoa é preciso que o consumidor fique atento e pesquise sobre os preços que mais valem à pena na hora de comprar os tradicionais ovos de chocolate. É o que alerta o Procon de Vila Velha.
Além dos ovos de chocolate, o órgão de Defesa do Consumidor também pesquisou os preços da tradicional torta capixaba como: palmito em conserva, azeitonas, azeite, bacalhau e/ou peixe salgados derivados.

COMPRE PELO SITE

“É preciso ainda acrescentar que o consumidor ao comprar peixes de preferência a compra-los inteiros para facilitar a identificação do pescado, uma vez que tem surgido denúncias que quando o pescado é comprado em postas e/ou files tem ocorrido à venda de peixes mais baratos como se fossem os mais caros, desta forma levando o consumidor ao engano”, de acordo com o coordenador do órgão Carlos Alberto de Barros, que esclarece ainda que  ficou constatado a diferença de até 70% de uma rede de supermercado para outra, nos ingredientes da torta indicados acima.

Devido à grande procura e dos variados preços entre os produtos e estabelecimentos de Vila Velha, a diferença de preços entre ovos de Páscoa chega a 120%, segundo um levantamento do Procon. Já em relação aos chocolates, a variação é de mais de 95% de uma loja para outra.

É também importante ressaltar que ficou constatada a comercialização de produtos iguais com diferentes valores em uma mesma rede – por isso, o consumidor deve ficar bem atento na hora de sua pesquisa.

A orientação é a de que seja verificada a veracidade das ofertas e das promoções sempre comparando as marcas e produtos.

Devem ser conferidas as informações de materiais de divulgação como folhetos, anúncios ou qualquer outro veículo publicitário. Toda ou qualquer informação incorreta ou falsa é considerada como propaganda enganosa, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, ficando deste modo o consumidor com direito de denunciar tais infrações, para as medidas cabíveis de acordo com a Lei pelo Procon Municipal de Vila Velha.