MEIO AMBIENTE

Preservação de baleias impulsiona turismo na Bahia.

Migração anual de baleias Jubarte atrai milhares de turistas ao litoral baiano.

Em 18/12/2015 Referência JCC

Trabalhar pela preservação de baleias e impulsionar o turismo é uma boa prática na Mata de São João, litoral da Bahia, reconhecida pelo governo federal. 

A observação de baleias (whalewatching), parceria do Instituto Baleia Jubarte e operadores turísticos da região, foi uma das 15 iniciativas publicadas no guia de boas práticas do Ministério do Turismo e Sebrae.

O turismo de observação de baleias atrai anualmente cerca de três mil turistas para a região da Praia do Forte, um dos ícones do turismo baiano. Ver em alto mar os animais, que entre julho e novembro visitam a costa brasileira para reprodução, é um programa que permite contato com as belezas cênicas do local e ainda ajudam na preservação da espécie.

Parte da arrecadação das operadoras com o passeio, que custa entre R$ 170 e R$ 200 é revertido para as pesquisas que auxiliaram, por exemplo, na retirada das Jubarte da lista de animais ameaçados de extinção. O projeto contribui, ainda, para disseminar a necessidade da conservação ambiental entre os turistas.

“Agora, buscamos a certificação da Praia do Forte (em Mata de São João) como destino sustentável, de celebração e valorização da cultura das comunidades locais”, explica Luena Fernandes, do Instituto Baleia Jubarte. Segundo ela, a inclusão do projeto no guia de boas práticas do MTur/Sebrae é um reconhecimento do trabalho que une turismo e conservação, iniciado em 2001.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério do Turismo