CIDADE

Procon de Linhares orienta sobre as compras de Natal

Procon de Linhares faz uma série de recomendações ao consumidor para compras de natal

Em 06/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

De acordo com o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, o comércio já está promovendo a data e o primeiro passo do consumidor é se planejar com antecedência, verificar o quanto pretende gastar e se o que deseja adquirir vai caber no orçamento.

As datas comemorativas são um dos motivos mais utilizados pelo comércio para aumentar as vendas durante o ano e, ao mesmo tempo, exigem do consumidor uma atenção maior na hora de adquirir algum produto ou contratar um serviço. As ofertas, promoções, descontos e outros artifícios merecem um olhar mais minucioso. Por esse motivo, o Procon de Linhares, faz uma série de recomendações ao consumidor, principalmente em razão do Natal que se aproxima.

De acordo com o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, o comércio já está promovendo a data e o primeiro passo do consumidor é se planejar com antecedência, verificar o quanto pretende gastar e se o que deseja adquirir vai caber no orçamento.

“Neste momento, a internet pode se tornar uma boa aliada para a realização das pesquisas. A importância de definir um valor a ser gasto é uma das principais formas de evitar o endividamento”, orientou.

Segundo o diretor, é de extrema importância que o comprador faça também uma comparação entre os valores a vista e a prazo, levando em conta que os produtos expostos nas vitrines devem apresentar ambos os preços, além da taxa de juros, o valor de cada parcela e o número de prestações.

“Caso opte pelo pagamento parcelado, é preciso lembrar que ao longo prazo, é mais difícil prever como estarão as finanças pessoais e a capacidade de arcar com as dívidas”, alertou.

O Procon também reforça que toda informação ou publicidade deve ser cumprida pelo fornecedor, inclusive o preço de prateleira, que é considerado parte integrante do contrato.

“Se a propaganda da empresa mostra que ela cobre o preço da concorrência, é necessário que seja praticado o valor mais baixo em caso de diferença nos preços apresentados pela loja”, explicou Geraldo.

Compras em lojas físicas

Outro ponto importante de se manter ciente, é que as lojas físicas não são obrigadas a efetuar troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou, sendo assim, é preciso verificar com o estabelecimento a política para troca de produtos antes de efetivar a compra.

Em caso de compras de itens na promoção, é importante que seja realizada a inspeção do mesmo, além de que o cliente deve exigir sempre a nota fiscal do produto, constando na mesma quaisquer eventualidades ou possíveis condições de troca.

Compras pela internet

Quando a compra for efetuada pela internet, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento e não precisa justificar o motivo do cancelamento da compra. O prazo para fazer o cancelamento é de até sete dias contados a partir da data da compra ou da entrega do produto.

Isso serve também para compras por telefone ou qualquer tipo de aquisição que não seja na loja física. É importante também conferir o endereço eletrônico da loja online e checar se ele cumpre alguns requisitos que garantem sua confiabilidade, como a sigla “https” na barra de endereço. A letra “S” garante que a página é criptografada, por isso, é mais segura. O ícone de cadeado também na barra de endereço indica segurança.

Prazo de reclamações dos produtos com defeitos

Em caso de defeito, o Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis, ou seja, alimentos, cosméticos, medicamentos e perfumes.

Para bens duráveis, o prazo para reclamar uma troca é maior. São 90 dias para que o consumidor peça a troca de produtos como roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e automóveis. As mesmas condições valem para itens em promoção.

Compras no cartão

Vale lembrar, que ao aceitar pagamento no cartão de crédito ou débito, a loja não pode impor limite mínimo. Como os juros não são tabelados, deve-se pesquisar as taxas praticadas entre as financeiras. O consumidor tem direito à informação prévia sobre o montante de juros que vai pagar na operação.

As dicas valem tanto para as compras feitas em lojas físicas como virtuais, onde a principal atitude deve ser a exigência de emissão de nota fiscal, principal documento para qualquer tipo de reclamação junto ao próprio fornecedor, ao Procon ou outro órgão de defesa do consumidor.

A nota fiscal é a segurança que o consumidor precisa para exigir os seus direitos previstos no CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Atendimento

Em caso de dúvidas ou denúncias, a orientação é que o consumidor entre em contato com o Procon de Linhares por meio do telefone (27) 3372 2129 ou deve se dirigir à sede, localizada na Avenida Augusto Calmon, nº 1117, no Centro, no antigo prédio da Câmara Municipal. (Por Julimar dos Santos Rampinelli-Ascom/PML)

Leia também:

Cariacica segue com limpeza das áreas afetadas pelas chuvas
Famílias continuam nos abrigos e Linhares recebe doações
São Mateus realiza ações rápidas para resolver alagamentos
Prefeitura de Vitória investe em prevenção contra as chuvas
Prefeitura da Serra define pontos de arrecadação de doações
Queda de árvore deixa Serafim Derenzi totalmente interditada
Prefeitura da Serra prepara abrigos para acolher famílias
Chuva: Prefeitura de Linhares decreta situação de emergência
Cariacica conquista 2º lugar em prêmio de cidades tecnológica
Vila Velha reúne atores da segurança para planejar operações

TAGS: 
LINHARES | COMPRAS | NATAL | CONSUMIDORES | ORIENTAÇÕES