TEMAS GERAIS

Procon de Linhares orienta sobre compras do Dia de Finados

Velas e as flores são os mais comercializados neste período, bem como produtos funerários.

Em 25/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PML

Consumidor deve ficar atento com os serviços prestados pelas funerárias como: velório, traslados do corpo, sepultamentos ou cremações, tanatopraxias, paramentações e ornamentações, venda de caixões, coroa de flores, entre outros.

O Procon de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, orienta sobre a compra dos produtos para o Dia de Finados celebrado na próxima terça-feira, dia 2 de novembro. Velas e as flores são os mais comercializados neste período, bem como produtos funerários.

Com relação às flores e as velas, a orientação é que sejam adquiridas com antecedência. Outra dica importante, segundo o órgão, é ficar atento aos estabelecimentos, porque além das floriculturas existentes na cidade, inúmeros vendedores informais instalam bancas em pontos estratégicos como praças e terrenos baldios, principalmente no entorno dos cemitérios, oferecendo variedades de flores e velas com preços diferenciados.

Quanto aos serviços funerários, é importante verificar sobre possíveis seguros embutidos nos contratos e a existência de um período de carência que podem afetar a utilização e incluir até o pagamento de taxas extras.

Além disso, o consumidor deve ficar atento com os serviços prestados pelas funerárias como: velório, traslados do corpo, sepultamentos ou cremações, tanatopraxias, paramentações e ornamentações, venda de caixões, coroa de flores, entre outros.

“O consumidor não deve comprar por impulso no primeiro estabelecimento que encontrar o produto. A pesquisa de preços é importante para evitar gastos desnecessários, porque o valor de alguns produtos pode aumentar devido à grande procura. De preferência, o consumidor deve comprar flores, coroas de flores e velas com antecedência ao Dia de Finados”, orientou o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.

Orientações

Pesquise os valores dos produtos mais procurados, como velas e flores;

Verifique se as cláusulas de serviços funerários ou planos de assistência funerária estão claras para não ser prejudicado com cláusulas abusivas. (Por Julimar dos Santos Rampinelli-Ascom/PML)

Leia também:

Delegacia de Vila Velha entrega bicicletas para serem doadas
22,8 milhões vão sofrer insegurança alimentar no Afeganistão
ArcelorMittal Tubarão lança a 2ª edição do Prêmio Mulher
Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal
Ator Alec Baldwin dispara em set de filmagem e diretora morre
Etiópia ataca capital de Tigré e moradores fogem da cidade
Detran chama atenção para e-mails falsos em nome do órgão
Caminhoneiro não quer esmola, diz presidente de associação
Sete pessoas mortas em campo de refugiados em Bangladesh
Publicada lei que proíbe sacrifício de animais pelas zoonose

TAGS:
DIA DOS FINADOS | PROCON | LINHARES | FLORES | VELAS