NEGÓCIOS

Procon faz mutirão para negociação de dívidas no Espírito Santo.

Pelo menos 13 empresas estarão no local para negociar com os clientes.

Em 17/08/2015 Referência JCC

Consumidores com dificuldades para pagar as contas poderão até a próxima sexta-feira (21) participar do Mutirão da Negociação de Dívidas realizado na sede do Procon Estadual do Espírito Santo, no Edifício Março, no Centro de Vitória.

Pelo menos 13 empresas – entre elas o Banestes, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaú, o Banco Votorantim, a Dacasa, a Losango, o Panamericano, a Avista, a Cesan, a Escelsa e a Oi – estarão no local para conhecer a realidade financeira do cliente e propor formas de quitação.

Apesar de o atendimento ao usuário começar às 9h, o Procon vai distribuir, a partir das 8h, a senha com o horário em que o consumidor poderá resolver suas pendências financeiras.

O órgão acredita que todas as senhas serão distribuídas ainda no início do expediente. Então, quem não deseja perder a oportunidade de limpar o nome deve chegar cedo ao local.

Serão disponibilizadas 325 vagas por dia. Ao todo, 1.625 pessoas terão a chance de sair do endividamento.

Segundo a presidente do Procon Estadual, Denize Izaíta, a ideia é que as empresas ofereçam desconto nos juros e multas dos inadimplentes.

Algumas empresas, como a Caixa, Escelsa e Banestes montarão uma estrutura no Procon  que permitirá acesso aos dados dos consumidores, verificando em tempo real o valor da dívida e definindo ainda no   Procon  um plano de pagamento.

Outras companhias vão receber as demandas dos clientes e avaliar a situação posteriormente ao mutirão.

A conversa entre consumidores e empresas será supervisionada por técnicos do Procon. Se um acordo for firmado, as duas partes vão assinar um documento, formalizando a conciliação.
“Nosso foco é reduzir juros e multas e atender o consumidor que busca uma renegociação das dívidas”, explicou Denize.

Negociações aumentam
Desde o início do ano, 1.871 consumidores foram ao Procon Estadual atrás de uma oportunidade de negociar com o credor. O número de atendimentos é 4% maior do que o mesmo período do ano passado, quando 1.799 relataram não ter condições de honrar os débitos.

Entre os endividados, segundo o órgão, há gente com renda de R$ 788 a R$ 26 mil. A dívida que mais tem afetado as finanças dessas famílias é a do cartão de crédito. A situação é tão complexa que o   Procon  vai participar, no final do ano, de outro feirão para endividados.

“A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) entrou em contato para que possamos participar do evento que eles vão realizar para também permitir consumidores negociarem seus débitos com os fornecedores”, disse Denize.

Serviço:
Mutirão de Negociação de Dívidas
Data: 17 até 21 de agosto (segunda-feira à sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Av. Princesa Isabel, nº 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória.
Entidades participantes: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Dacasa, Avista, Cesan, Escelsa, Oi, CDL Vitória.
Serão distribuídas 21 senhas diariamente. Cada senha terá o horário de atendimento previsto.

Fonte: G1-ES