CIDADE

Procon recolhe alimentos vencidos na Operação Semana Santa

Todos os produtos forem retirados dos estabelecimentos comerciais.

Em 04/04/2018 Referência JCC / Secom-PMS

A ação de fiscalização que o Procon da Serra realizou às vésperas da Semana Santa resultou na apreensão de produtos vencidos, sem informações de data de validade, procedência de fabricante, fora da conservação determinada pelo fabricante e com alguma avaria, como embalagem amassada. Todos os produtos forem retirados dos estabelecimentos comerciais.  

A equipe de fiscalização percorreu, desde o dia 05 de março até a última quarta-feira (28), estabelecimentos que vendem produtos que são consumidos, principalmente, nessa época do ano, como chocolates, peixes e palmito, mas a fiscalização é abrangente, incluindo todos os demais itens à venda. 

Foram emitidos 10 autos de infração (que é quando o estabelecimento deixa de cumprir alguma legislação, não expondo, por exemplo, cartaz antifumo, Código de Defesa do Consumidor, formas de pagamento, os preços de todos os produtos à vista e parcelado, entre outras questões) e 208 autos de apreensão (onde cada auto pode representar um único produto ou mais, dependendo de sua classificação).

Além de cerca 45 kg de bacalhau, também foram apreendidos vários produtos como: pães, iogurtes, bebidas (sucos, refrigerantes e outros), embutidos (linguiça) e carne de frango.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, disse que a ação teve caráter educativo e fiscalizatório e destacou que alguns estabelecimentos não receberam autos pois estavam de acordo com as exigências.