NEGÓCIOS

Produção de chocolate recua 30% no Espírito Santo.

Primeiro trimestre fechou com saldo negativo para indústria de cacau capixaba.

Em 28/07/2015 Referência JCC

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau e Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a indústria de chocolates no país teve redução de 9,97% da produção no primeiro trimestre deste ano. Foram produzidas, neste período, 122,9 mil toneladas de chocolate.

No Estado, a situação não é diferente, segundo o diretor do Sindicato das Indústrias de Cacau do Espírito Santo (Sindicacau), Paulo Gonçalves, diante do cenário econômico atual, o brasileiro está mais seletivo, com menor poder de consumo. “Devido ao desemprego, o consumidor acaba ficando sem dinheiro, e isso reflete na produção, que neste primeiro semestre, está 30% mais baixo, se comparado ao mesmo período do ano anterior”, diz.

A inflação, alta do dólar, novos impostos e preços dos combustíveis também são alguns dos principais fatores que atrapalha o desempenho do setor. Mas, por outro lado a indústria capixaba trabalha com produtos diferenciados para chamar atenção do consumidor, “a indústria está inovando, com produtos cada vez mais diferenciados, chocolates funcionais e com alto teor de cacau é uma de nossas apostas”, conclui Paulo.

Fonte: Iá!Comunicação