ESPORTE NACIONAL

Produção industrial recua em dezembro, mas expectativa do empresário melhora.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria foi feita com 2.268 empresas.

Em 20/01/2017 Referência JCC

A produção industrial manteve-se em queda em dezembro, registrando redução pelo quarto mês consecutivo, informou nesta sexta-feira (20) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento ouviu 2.268 empresas entre 3 e 13 de janeiro.

O indicador de produção ficou em 40,7 pontos no mês passado. Pela pesquisa, números abaixo de 50 pontos significam queda da produção e, acima de 50 pontos, alta.

De acordo com a entidade, o emprego industrial também continuou em queda em dezembro de 2016, com seu índice atingindo 44,7 pontos - o menor desde julho do último ano. Segundo a CNI, o resultado mostra "queda mais intensa do emprego".

Pela metodologia empregada, os índices de evolução da produção e de número de empregados variam de zero a 100 pontos, sendo que valores abaixo dos 50 pontos indicam queda da produção e/ou do número de empregados, explicou a Confederação Nacional da Indústria.

Expectativas melhoram

De acordo com a pesquisa, os índices de expectativa mostraram variações positivas em janeiro de 2017 na comparação com dezembro de 2016 e, especialmente, na comparação com janeiro de 2016.

"Para os próximos meses, os empresários esperam aumento da demanda e da quantidade exportada; esperam também manter o nível atual de compras de matérias-primas e reduzir o ritmo atual de demissões", informou a CNI.

Já o índice de intenção de investimento manteve-se praticamente estável em janeiro de 2017, ao registrar crescimento de 0,7 ponto na comparação com dezembro de 2016, para 45,3 pontos.

"O índice não registra queda pelo nono mês consecutivo e acumula crescimento de 6,3 pontos no período. Ressalte-se, contudo, que o índice permanece baixo. O índice de intenção de investimento varia de zero a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior a propensão do empresário em investir", informou a entidade.

Satisfação e acesso ao crédito

Os índices de satisfação com a situação financeira e com o lucro operacional, de acordo com o levantamento, permanecem baixos, distantes da linha divisória dos 50 pontos que separa insatisfação de satisfação dos empresários.

"O índice de satisfação com o lucro operacional aumentou 1,5 ponto, para 37,9 pontos, enquanto o de satisfação com a situação financeira variou 0,8 ponto, para 42,3 pontos", informou.

A pesquisa mostra ainda que o acesso ao crédito, por parte das empresas, segue difícil. O índice de acesso ao crédito permaneceu praticamente constante, em 30,8 pontos em dezembro, muito abaixo dos 50 pontos e próximo ao menor valor da série (29 pontos, registrado no segundo trimestre de 2016). A série tem início em 2007.

Para a CNI, a queda na taxa de juros, iniciada por parte do Banco Central no ano passado, ainda não foi sentida pelo empresário industrial.

Estoques recuam

Por outro lado, o levantamento também revelou que os estoques recuaram em dezembro e encontram-se abaixo do planejado pela indústria. O índice de evolução dos estoques ficou em 46,5 pontos, enquanto o índice de nível de estoques efetivo/planejado registrou 48,6 pontos.

"Ressalte-se que o índice de estoques efetivo/planejado é o menor desde abril de 2010 (a série tem início em janeiro de 2010)", acrescentou a entidade.

G1