AGROPECUÁRIA

Produtores rurais de Vila Velha receberam visita de técnicos

As plantações de uvas, de Jorge; de café e aroeira, de Laércio, foram as lavouras visitadas.

Em 04/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A inclusão de produtores do município no Programa de Alimentação Escolar (PNAE) é um grande avanço para o Município de Vila Velha.

A plantação de uvas, do produtor Jorge, no Xuri, e a lavoura de café e aroeira, do produtor Laércio, no Córrego Sete, região rural de Vila Velha, receberam a visita de técnicos das Secretarias Municipal e Estadual de Agricultura e Pesca. E, ao que tudo indica, vão ser muito úteis para a merenda escolar no município. 

Jorge e Laércio estavam na agenda do município porque fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de qualificação dos produtores rurais, que está sendo estruturado pela Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o Estado.

"O agronegócio é importante para o desenvolvimento do nosso município. E a parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura tem sido muito importante para esse fortalecimento", destacou secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

A inclusão de produtores do município no Programa de Alimentação Escolar é um grande avanço para Vila Velha, pois movimenta a economia local e garante o fornecimento de alimentos de qualidade para a merenda escolar.

Segundo o coordenador de Agricultura e Pesca do município, Gabriel Nunes, as visitas foram boas e tiveram como objetivo o apoio na regularização de documentos necessários para a participação no Programa de Alimentação Escolar:

"A equipe constatou a necessidade da atualização do bloco de notas fiscais e da DAP, que é a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da de Agricultura (PRONAF), documentos necessários para a participação no programa". 

Além disso, os técnicos elaboraram um projeto para programar o plantio das culturas que, futuramente, serão vendidas para a merenda.

Jorge, proprietário do Sítio Casa da Uva, no Xuri, ficou muito satisfeito com a visita dos técnicos:

"Foi muito importante. O Gabriel esclareceu como funciona a compra da merenda para as escolas e nos ajudou a regularizar nossa DAP, que é a Declaração de Aptidão ao Pronaf, que estava atrasada. Às vezes não temos essas informações, por exemplo, que podemos fornecer a alimentação individual, desde que tenha a DAP. Dentro do programa da agricultura familiar, é vantagem para nós porque evita o atravessador, fazemos a venda direta e assim ganhamos mais", completa Jorge.

Outros serviços

Serviços de inspeção municipal; calçamento de estradas rurais e melhoria no acesso à internet nas regiões rurais de Vila Velha, estão incluídos no programa de parceria entre a PMVV e a SEAG. As duas equipes estão percorrendo estradas rurais, com o intuito de realizar um levantamento estratégico para implementação dos projetos previstos.

TAGS:
AGROPECUÁRIA | ECONOMIA | SAÚDE | EMPREGOS & ESTÁGIO | NEGÓCIOS