EDUCAÇÃO

Professores concluem formação que leva conhecimentos turísticos aos alunos

Neste ano, foram 59 turmas contempladas e 1.425 estudantes atendidos.

Em 18/12/2014 Referência JCC

As observações, o olhar e o aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino de Vitoria (ES) não se resumem à sala de aula. Na capital, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, na prática e por meio de um olhar mais atento, a história, a cultura e os atrativos turísticos da cidade com auxílio de professores treinados para esse desafio.

Na noite desta terça-feira (16), professores da rede municipal participaram do encerramento da formação "Vitória, Patrimônio em Cores", no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé. Na oportunidade, os servidores relataram experiências e atividades desenvolvidas com alunos ao longo de 2014.

Neste ano, foram 59 turmas contempladas e 1.425 estudantes atendidos. No total, foram 17 visitas técnicas extraclasse, com 239 alunos participantes.

Exposição

Quem for à Seme até esta sexta (19) pode conferir os trabalhos produzidos pelos alunos, como maquetes, pinturas, fotografias, painéis e outros materiais. Todas as produções têm como tema os ícones que definem a história da capital, como Catedral Metropolitana, Capela de Santa Luzia, Viaduto Caramuru, Convento de São Francisco, Penedo, Pedra dos Dois Olhos, Theatro Carlos Gomes, morros, praças, mercados e muito mais.

Um grupo de trabalho formado pela Seme promoveu ações voltadas para a formação de professores, tendo em vista a necessidade de aprofundar conhecimentos que possam colaborar para a formação do sujeito crítico, criativo e participante na sociedade. Elas proporcionaram aos alunos o conhecimento desse patrimônio, colaborando na ampliação de seus horizontes culturais.

Aprendizado

Segundo a assessora técnica da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) Adriana Musso, as palestras também tiveram destaque e bom público. As palestras "Cidade de Vitória", "Vitória ontem e hoje", "Parques e Praças de Vitória" e "Praias da Cidade" foram assistidas por muitos alunos.

"Foram 59 turmas participantes e atividades bem variadas. O objetivo foi exatamente proporcionar um amplo conhecimento da cidade, seu traçado, suas formas, seus moradores, suas personagens de um lugar único", avaliou a professora.

Musso contou ainda que as visitas em campo foram bastante produtivas, assim como a interação entre os alunos e professores, num aprendizado ininterrupto, espontâneo e fiel. "Uma noite de muita alegria, emoção pela conclusão de um trabalho efetivo e de resultados surpreendentes", comemorou Musso

Fonte:PMV