EDUCAÇÃO

Professores de Escola Viva passam por capacitação, no ES

Advogado que estudou em escola parecida falou sobre experiências.

Em 11/07/2015 Referência JCC

Cerca de 30 profissionais que irão trabalhar na 'Escola Viva' participaram de um treinamento nesta sexta-feira (10), na Serra, região Metropolitana. Entre eles, estão professores, diretores e pedagogos. Todos passaram por um processo seletivo e começam a atuar no dia 27 deste mês, quando começam as aulas do novo colégio.

A Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único. As bases da Escola Viva são: gestão, pedagogia e monitoramento de resultados. Nesse modelo, os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos.

A primeira unidade de implantação do programa será em um prédio alugado, na região de São Pedro, em Vitória, região Metropolitana.

Um deles é o professor de física, Ricardo Lopes, que disse que já se imaginava trabalhando no projeto. "Sempre achei que eu tinha o perfil pedido para trabalhar nesse projeto, porque, afinal, o objetivo é desenvolver atividades que estejam focadas no aluno, porque ele que é o autor principal nesse processo de ensino e aprendizagem", contou Lopes.

Já a professora de português, Kátia Franco,  que também irá trabalhar no local, disse que não esperava que o modelo de escola integral fosse chegar tão cedo no estado.

"Estou acreditando que, com esse novo projeto, nós vamos conseguir articular as diversas disciplinas em prol do conhecimento do aluno, como saberes integrados à sua própria cultura e às diversas áreas de conhecimento", falou Kátia. 

Todos os professores que irão atuar no novo modelo já são efetivos da rede estadual. Eles se inscreveram, e passaram por um novo processo seletivo para trabalhar na primeira Escola Viva do Espírito Santo.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), mais da metade das vagas destinadas aos alunos já foram preenchidas. "Nesse treinamento estamos começando o processo para todos estes professores, que vieram de várias escolas, em uma equipe que vai acompanhar o jovem durante todo o dia. Aqui é o momento inicial de construção da identidade", falou o secretário Haroldo Rocha.

Ex-aluno
O ex-aluno e advogado, Vinicius Ferreira, de uma escola de tempo integral da rede pública de Recife, que inspirou o modelo da 'Escola Viva' capixaba, contou aos profissionais em treinamento, um pouco do que aprendeu enquanto estudante.

Ferreira que teve a oportunidade de optar entre a escola em tempo integral ou o Instituto Federal do Recife, disse que não se arrepende em ter escolhido o modelo de tempo integral. Para ele, a escola que iria apenas prepará-lo para o vestibular, o ensinou lições para toda uma vida.

"Eu aprendia a criar oportunidades e a aproveitar as oportunidades que eu tenho, a partir do momento em que eu entendo que eu sou de fato o autor da minha própria história, e que eu posso transformar a minha realidade", falou o advogado.

Ele ainda reforçou que a escola em que estudou traz um modelo sempre voltado a despertar o protagonismo em cada estudante.

"A gente trabalhava na escola o protagonismo, no sentindo em que o estudante é responsável pelas escolhas que ele faz. Então, dar essa possibilidade para o jovem é muito interessante por que ele deixa de ser aquela pessoa que espera as coisas acontecerem, para realizar essas coisas", falou Ferreira.

Fonte: G1