POLÍTICA CAPIXABA

Professores não terão reajuste em 2015, diz governo do ES

Secretário ponderou que estado já paga mais que o novo piso nacional.

Em 09/01/2015 Referência JCC

Os professores da rede estadual do Espírito Santo não terão reajuste em 2015, conforme informou o secretário de Educação Haroldo Rocha, em entrevista ao Bom Dia ES desta sexta-feira (9). Apesar disso, Rocha afirmou que o estado já paga mais que o valor do novo piso salarial nacional. O secretário também prometeu aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado e ampliar o número de crianças em ensino integral.

Rocha afirmou que o salário no Espírito Santo é de R$ 1.982, enquanto o piso nacional é de R$ 1.917. A carga horária determinada para o valor pago é de 25 horas semanais. “Temos alguns professores remanescentes de nível médio, cerca de 90, que ficam um pouco abaixo do piso. Mas isso é uma coisa que vai ser reajustada”, disse.

O secretário afirmou que o estado vai trabalhar para reajustar o salário, mas descartou o aumento ainda em 2015 por achar prematuro. “O governo vai ter uma política salarial para os professores. O magistério vai receber um tratamento adequado, progressivo e responsável”, pontuou Rocha.

Sobre a meta de colocar 20% das crianças do estado em escolas de ensino integral, o secretário afirmou que o Espírito Santo deve superar o objetivo. “Vamos começar com três escolas esse ano, aprender como faz e, a partir do ano que vem, vamos multiplicando na velocidade que tivermos condições”, falou.

Rocha também exaltou o Ideb estadual, mas prometeu que o índice vai subir ainda mais, porque um trabalho especial vai iniciado. “Nós vamos montar uma equipe de primeira linha de supervisores escolares e cada um vai acompanhar de sete a dez escolas. Todo mês vai lá verificar, olhar os planos dos professores, ouvir os alunos. O Ideb vai melhorar, porque os jovens têm plena capacidade de aprender”, destacou.

Fonte: G1-Espírito Santo