EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Vitória passarão por formação

Evento aborda 17 temas, sendo oferecida aos participantes a oportunidade de escolha.

Em 28/08/2019 Referência JCC, Alan Rodrigues Costa e Matheus Thebaldi

Foto: Carlos Antolini - Secom/PMV

Na próxima sexta-feira (30), acontecerá o segundo e último dia da formação “Temas Infantis de Vitória”, que é promovida pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A atividade formativa é destinada a todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino: professores PEB I, II e III, professores especializados, pedagogos, assistentes de educação infantil, estagiários e gestores.

Polos temáticos

O evento aborda 17 temas, sendo oferecida aos participantes a oportunidade de escolha. Para isso, a equipe da Educação Infantil disponibilizou 17 "polos temáticos" por toda a cidade, que oferecerão, cada um, a formação específica escolhida.

"Este segundo encontro, assim como o primeiro, será ofertado nos turnos matutino, no horário das 7h30 às 11h30, e vespertino, das 13 às 17 horas", explica a coordenadora de Desenvolvimento Curricular da Educação Infantil, Vanessa Guimarães Alves.

Os 17 temas propostos pela formação puderam ser escolhidos por cada participante no momento da inscrição. Linguagens e suas diversas vertentes, educação especial, processos educativos, diversidade e questões de gênero são alguns dos tópicos abordados.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização contra pesca ilegal resulta em apreensão de 2 mil metros de redes

Uma ação de fiscalização integrada entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Polícia Federal e Ibama de combate à pesca predatória e ilegal, entre a noite desta última terça (27) e a madrugada desta quarta (28), flagrou duas embarcações com 2 mil metros de redes, que foram apreendidas pela equipe.

As abordagens foram feitas na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, na praia de Camburi (próximo à Ilha do Fato). Vão ser emitidos autos de infração e será feita comunicação de crime ambiental na Delegacia de Polícia.

As ações intensificadas de fiscalização fazem parte de um trabalho de combate à pesca predatória em toda orla de Vitória.

Legislação

De acordo com a lei nº 9.077/17, quem for flagrado pescando com qualquer tipo de rede na Baía do Espírito Santo, na Baía de Vitória, na Estação Ecológica Ilha do Lameirão e Área de Proteção Ambiental Baía das Tartarugas terá todo o material apreendido, pagará multas - que podem variar de R$ 700,00 a R$ 100 mil - e ainda responderá a processo por crime ambiental, podendo ser, inclusive, preso.

Gecopi

O Grupo de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi), composto por Polícia Ambiental, Polícia Federal, Delegacia de Crimes Ambientais, Ibama e Capitania dos Portos, atua junto com a Semmam em ações diárias de combate à pesca predatória, inclusive no período noturno.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL