EDUCAÇÃO

Profissionais iniciam capacitação para implantação do "Jovem de Futuro".

Mais de 300 profissionais, entre diretores e pedagogos, estarão reunidos a partir desta terça-feira.

Em 17/08/2015 Referência JCC

Mais de 300 profissionais, entre supervisores, diretores e pedagogos, estarão reunidos a partir desta terça-feira (18), no encontro de gestores do curso de formação do programa Jovem de Futuro.

Os profissionais que atuarão no programa Jovem de Futuro têm por finalidade contribuir para a qualidade do Ensino Médio por meio do aprimoramento da gestão escolar. Suas principais atribuições são: o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das ações que serão desenvolvidas na unidade de escolar. Neste primeiro momento, 151 escolas de todo o Estado, vão aderir ao Programa.

Na formação, os profissionais que integram o projeto têm o primeiro contato com o conceito, os objetivos do projeto e os instrumentos que orientam as ações do Jovem de Futuro.

Jovem de Futuro

O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR). O projeto apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.

A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.

O programa é realizado pela Sedu com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

Fonte: SEDU