MOTOR

Profissional alerta os cuidados ao substituir pneus e rodas.

Trocar os pneus e as rodas do carro envolve uma série de questões que precisam ser avaliadas.

Em 07/06/2017 Referência JCC / Jamile Carvalho

Trocar os pneus e as rodas do carro envolve uma série de questões que precisam ser avaliadas. Colocar um pneu mais largo para oferecer mais estabilidade, trocar o aro por um esportivo, aproveitar as rodas de outro carro, são inúmeras as razões que levam o motorista a realizar essas substituições.

Porém, é necessário tomar alguns cuidados antes de fazer a troca para não colocar em risco a segurança do condutor e dos passageiros. Segundo Renato Endlich, gerente de serviços da Vitoriawagen, na unidade de Vitória, é importante entender as medidas envolvidas, tanto a largura da banda de rodagem, quanto o diâmetro da roda que o pneu pode receber.

"O maior cuidado é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto, tolerância de 3% para mais ou para menos. Caso contrário, corre o risco do motorista ter a leitura do velocímetro errada, causando um desequilíbrio. Além disso, pode comprometer o consumo de combustível", explica o gerente.

Funcionamento do computador de bordo

A mudança na relação final de transmissão entre pneus e rodas pode afetar, ainda, o funcionamento do computador de bordo. “Indicações errôneas de pneu murcho ou descalibrado interferem no bom desempenho do ABS e do controle de tração”, acrescenta Endlich.

Antes de fazer a substituição, é fundamental pensar não só no resultado estético, como também nas consequências técnicas, sem que afete a performance do carro.