CIDADANIA

Programa Abraço promove ação contra maus tratos a estudantes

Haverá a capacitação de coordenadores escolares do município de Vila Velha.

Em 19/07/2018 Referência JCC / SEMCOM PMVV

Sob o tema “Maus tratos, negligências e violências contra crianças e adolescentes”, acontece, nesta segunda-feira (23), a capacitação de coordenadores escolares de Vila Velha para identificação de possíveis situações de violência. Será na Universidade Aberta do Brasil, no Centro.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que, com essa capacitação, vai lançar na prática o Programa Abraço – Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência vinculado ao Centro de Referência de Testagem e Aconselhamento em Aids e Hepatites Virais.

O programa Abraço tem como objetivo principal oferecer atenção em saúde de média complexidade às pessoas em situação de violência residentes em Vila Velha, por meio de ações de assistência, prevenção, formação de profissionais e pesquisa.

As atividades são realizadas por uma equipe interdisciplinar que realiza atendimentos individuais e/ou familiar, e também por profissionais da rede de saúde capacitados para o manejo clínico da violência sexual e intrafamiliar/doméstica.

Capacitação escolar

A formação de coordenadores escolares aplicada pela equipe da Semsa irá apresentar dados relacionados à violência em Vila Velha, informar sobre fluxos de atendimento à criança na rede socioassistencial e discorrer sobre elementos relacionados ao suicídio e automutilação entre crianças e adolescentes.

A apresentação de fatores de risco e de proteção às crianças e adolescentes e o reconhecimento de sinais de violências de alunos no contexto escolar também são pontos de pauta que serão debatidos pelo psicólogo José Demuner Ferreira (referência técnica em Prevenção à Violência), a psiquiatra Luisa Angélica Sales, a psicóloga Chirlis Barreto, e a pediatra Elaine Guedes Gonçalves de Oliveira (referência técnica em Saúde da Criança).

Serviço

Capacitação “Maus tratos, negligências e violências contra crianças e adolescentes”
Data: 23 de julho (segunda-feira)
Horário: das 7h30 às 17h30
Local: Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil - Rua Antônio Ataíde, 246, Centro

(Foto: Reprodução)