ECONOMIA CAPIXABA

Programa do Bandes disponibiliza crédito para as prefeituras

O Procidades vai beneficiar aos Municípios do Espírito Santo.

Em 30/05/2019 Referência JCC, Giovani Pagotto, Bárbara D. Bonato e Wilson I. Campos

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

O Governo do Estado e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançaram, nesta quinta-feira (30), o Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo (Procidades). A solenidade realizada na Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) contou com a presença do governador Renato Casagrande e de representantes dos municípios capixabas, além de entidades ligada à administração pública.

Para o governador, a parceria será importante para o Estado e contribuirá com a geração de empregos. “É bom que a gente compreenda que enfrentamos falta de oportunidades e vamos encontrá-las com parcerias, melhorando a infraestrutura, fazendo investimentos em educação, em formação profissional, em inovação. Hoje estamos assinando um instrumento para que os municípios possam ampliar seus investimentos. Serão R$ 200 milhões via Bandes até 2022. O município que tiver necessidade de uma obra estruturante importante pode acessar o banco”, garantiu.

Durante a solenidade, Casagrande destacou novamente que decidiu não paralisar obras que tenham recursos financeiros. Ele ponderou ainda que o rumo da economia nacional é incerto, assim como da política, mas que o Estado precisa fazer a sua parte: “É uma injeção de recurso para que a gente anime o trabalho em cada município e isso melhorará a estrutura das cidades, gerando emprego, ao mesmo tempo em que nós continuamos com nossas parcerias em cada região”, completou.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

Para o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, essas iniciativas compõem o conjunto de projetos estruturantes do banco de fomento para os municípios. “As novas diretrizes do Bandes preveem ações de fomento e financiamento aos municípios capixabas. A criação da linha de financiamento é uma das alternativas criadas pela diretoria para acelerar o desenvolvimento regional do Estado e é apenas uma das opções de financiamento que serão disponibilizadas para as prefeituras. O programa contará com diversas outras fontes de financiamento para promover recursos aos municípios para a realização de investimentos e modernização da gestão pública”, resumiu.

O programa do Governo do Estado, operado pelo Bandes, oferece financiamento às prefeituras capixabas para o investimento em obras civis, aquisição de máquinas, equipamentos, tecnologias de informação e veículos. O Procidades é uma alternativa para as prefeituras manterem sua capacidade de investimento em serviços prestados à população.

O Bandes tem como um dos seus objetivos em 2019 ampliar os produtos e serviços oferecidos para as prefeituras do Espírito Santo. Para isso, o banco aposta no fortalecimento de seus produtos para o setor público e busca novas fontes que podem ser utilizadas pelos municípios.

Durante a solenidade, foi assinado também um protocolo de intenções entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Amunes para assessoramento técnico aos municípios na organização e planejamento das cidades. "Em paralelo à importante iniciativa do Bandes com o Procidades, o IJSN vai atuar na capacitação gerencial aos municípios para implantação de ferramentas de gestão urbana, territorial e de políticas públicas municipais", completou o diretor presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL