LAZER

Programa Estação Juventude vai promover oficinas e ações para os jovens.

Cidadania, integração do jovem com a comunidade, atividades culturais e troca de informações.

Em 15/10/2015 Referência JCC

Cidadania, integração do jovem com a comunidade, atividades culturais e troca de informações. Essas são algumas particularidades do Programa Estação Juventude, que será lançado nesta terça-feira (20), no Centro de Referência da Juventude (CRJ), às 15 horas.

O programa, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com a Secretaria Nacional de Juventude, tem o objetivo de fortalecer a identidade da política de juventude local, através da inclusão e emancipação dos jovens e ampliação do acesso às ações públicas.

O Estação Juventude funcionará no CRJ e trará algumas ferramentas, como: 

  • Sala Estação Juventude: 20 computadores ligados em rede, sendo 16 para uso livre e cursos;
  • Projetos, oficinas e ações que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas;
  • Promoção de parcerias e trabalho em rede que instaurem conexões sociais que gerem novos serviços aos jovens, em especial para os jovens de territórios com dificuldades de garantia de acesso aos direitos;
  • Fomento de grupos de estudos e pesquisas sobre a juventude (Gejuv – CRJ, Estação Juventude, Ufes, Gerência de Juventude – Semcid e Coletivos Juvenis de Vitória).

As atividades que serão oferecidas pelo programa estão sendo planejadas e serão devidamente comunicadas. Mais informações pelo e-mail estacaojuventudevix@gmail.com .

Direitos

"O Estação Juventude possui o objetivo de ampliar o acesso de jovens a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam a sua capacidade de inclusão, participação social e
emancipação, por meio do oferecimento de tecnologia social inovadora. Em termos práticos, concretiza-se na disponibilização de um espaço de acesso livre onde os jovens encontrarão um ambiente acolhedor, informações sobre políticas públicas e atividades que propiciem participação, sociabilidade, atividades culturais e troca de informações, além de serviços e apoio para a estruturação de trajetórias de inclusão, autonomia e emancipação", disse Alex Campos, sociólogo do programa, cuja equipe também é composta pelo antropólogo Jayme Lopes e pela assistente social Tatiane Soprani.

Serviço

Programa Estação Juventude
Local: Centro de Referência da Juventude (CRJ) - avenida Vitória, 1320, Ilha de Santa Maria
Telefone: (27) 3132-4042
Público-alvo: jovens de 14 a 29 anos
Horário: de segunda a sexta, das 9 às 19 horas.

Fonte:PMV