SAÚDE

Programa para portadores de doenças vai realizar ações

O programa para portadores de hipertensão e diabetes vai realizar as ações em Vila Velha.

Em 06/02/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O Hiperdia, programa da Atenção Primária à Saúde, realiza  ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com diabetes, hipertensão ou as duas patologias.

Moradores do bairro Argolas, que são portadores de hipertensão arterial ou diabetes, podem participar do Programa Hiperdia, que tem como objetivo controlar as doenças, garantindo melhor qualidade de vida. Os primeiros encontros deste ano vão acontecer nesta terça-feira (06/02), e nos dias 20 e 27 de fevereiro, às 8h30, na Igreja Católica São Gabriel. Não há necessidade de agendamento prévio.

O Hiperdia, programa da Atenção Primária à Saúde, realiza  ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com diabetes, hipertensão ou as duas patologias. O programa é ofertado em todas as Unidade de Saúde de Vila Velha e para participar basta manifestar o interesse.

>> Ministério vai definir calendário de vacinação contra dengue

Os encontros do Hiperdia acontecem em agendas previamente marcadas e são programados por muitas informações fornecidas pelas equipes multiprofissionais que integram o Programa.
 
A enfermeira Mariana Monteiro, da equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde de Paul, ressalta que é fundamental informar sobre as doenças e os seus cuidados, a fim de evitar complicações aos diabéticos e hipertensos e também na prevenção daqueles que não são acometidos pelas enfermidades.
 
Os encontros do Hiperdia em Argolas estão sendo promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, por meio da Unidade Básica de Saúde de Paul.
 
Sobre as doenças

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A patologia pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.
 
Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional e mais de 425 milhões de pessoas em todo o mundo com a condição.
 
Já a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Seu diagnóstico precoce salva vidas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 45% dos brasileiros adultos convivem com a doença.
 
Serviço

Programa Hiperdia em Argolas
Data: 6, 20 e 27 de fevereiro, às 8h30
Local: Igreja Católica São Gabriel (Rua Anchieta, 166 - Argolas)
Sem necessidade de inscrição prévia. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Ministério vai definir calendário de vacinação contra dengue
Rio entra em situação de emergência devido à dengue
Médica alerta para sinais de cardiopatia em adolescentes
Incontinência urinária é mais comum em mulheres, diz SBU
Dia Mundial do Câncer alerta para importância da prevenção
Neste sábado (3) tem vacinação em Shopping da Serra
Vila Velha vai ofertar 12 mil doses de vacinas esta semana
Estado tem redução no índice de gravidez na adolescência
PMV vai ampliar atendimentos médicos em Jardim Camburi
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (01)

TAGS:
HIPERTENSÃO | DIABETES | VILA VELHA | AÇÕES | PORTADORES