CIDADANIA

Programa viabiliza acesso a documentos para mulheres da região Norte.

Mais de 250 mil documentos foram emitidos na Região Norte.

Em 26/08/2015 Referência JCC

As mulheres do Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia já podem se matricular em escolas e cursos, exercer seu direto ao voto ou mesmo ter acesso a programas sociais.

De 24 de agosto a 5 de setembro, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, deve atender mais de mil mulheres, agricultoras familiares, ribeirinhas, indígenas e assentadas da reforma agrária, oferecendo a oportunidade de retirar os documentos básicos, de forma gratuita.

O programa Expresso Cidadã foi criado em 2004. Desde então, mais de 250 mil documentos foram emitidos na região Norte, realizando 593 mutirões em 316 municípios. A ação já contemplou mais de 250 mil mulheres.

Nos mutirões, o ônibus Expresso Cidadã visitará várias localidades e serão emitidos CPF, primeiras e segundas vias de registro de nascimento, cédula de identidade e carteira de trabalho. Também serão oferecidos serviços de cópias de documentos, além de palestras e informações sobre políticas públicas federais e sobre saúde. Homens e crianças também podem participar da ação.

De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/MDA), Célia Watanabe, o programa é essencial para que as trabalhadoras rurais possam melhorar a produção.

“É o primeiro passo da rota de inclusão das mulheres para que elas venham acessar as políticas públicas, créditos, assistências técnicas. Todo um conjunto de programas e políticas disponíveis para o campo”, explica.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário, com informações do Portal Brasil.