SAÚDE

Programa Vigiágua monitora qualidade da água em Vila Velha

O Programa começa a partir desse mês de dezembro.

Em 11/12/2018 Referência JCC / Semcom/PMVV

Divulgação

A partir deste mês, a Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) realizará a divulgação, em sua página no Portal da Prefeitura, os resultados de monitoramento mensal das análises periódicas e pareceres técnicos do monitoramento da qualidade da água consumida pela população do município, definido em lei como Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua).

Os locais de coleta das amostras de água são escolhidos priorizando os locais de grande aglomeração de pessoas, como unidades de saúde, hospitais, instituições de ensino (creches e escolas) e terminais rodoviários. As coletas são feitas na entrada dos estabelecimentos, direto da rede de abastecimento (“água da rua”) logo após o hidrômetro, visando monitorar a qualidade pelo sistema municipal de abastecimento de agua.

O monitoramento da qualidade da água é feito por meio da coleta de 53 amostras de água mensais, que são enviadas para o Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde (Lacen/ES) para aferição dos parâmetros de potabilidade físico-químicos (Turbidez) e microbiológicos (Coliformes Totais), conforme estabelece a Portaria de Consolidação n° 05, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério de Saúde. Também é realizada a aferição do teor de cloro residual livre, no momento da coleta das amostras, pelos técnicos municipais do Vigiágua.

NATAL: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

As áreas que não possuem água tratada também são alvo de monitoramento pelo Programa Vigiágua, recebendo orientações e frascos com Hipoclorito de Sódio, à 2,5%, para a desinfecção domiciliar da água para ingestão.

Sempre quando é verificado resultado de análise em desacordo com os padrões de potabilidade, o responsável pelo sistema de abastecimento, será  comunicado para a imediata correção.

Orientações à população

É importante ressaltar que a responsabilidade pela qualidade da água após o hidrômetro, dentro do imóvel, é de responsabilidade do proprietário.

Para que a qualidade da água seja mantida, é importante a adoção das seguintes medidas:

Higienizar os reservatórios de água (limpeza e desinfecção), no mínimo a cada seis meses;

Trocar os elementos filtrantes dos filtros e bebedouros, no mínimo a cada seis meses; 

Periodicamente verificar os encanamentos de água para identificação e correção de vazamentos e avarias que podem contaminar a água ou levar ao seu desperdício.