ESPORTE NACIONAL

Projeto Craque do Amanhã apoia jovens de baixa renda no RJ.

Craque do Amanhã oferece também várias atividades culturais.

Em 08/01/2016 Referência JCC

O projeto Craque do Amanhã, desenvolvido em São Gonçalo (RJ) com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, tem melhorado a vida de muitos jovens cariocas. Ele atende a crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, de 9 a 17 anos, matriculados em escolas da rede pública de ensino.

O projeto utiliza o futebol como um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, no combate à violência, respeito aos direitos humanos e inclusão social. A partir desses fatores, o projeto adota estratégias didáticas e desenvolve metodologias que trabalham o olhar, a reflexão e o agir nos eixos: família, escola e esporte.

A aluna Carolina Ferreira dos Santos explica que depois que inseriu a disciplina em sua vida, ela leva os estudos mais a sério. "Eu era uma pessoa que não sabia perder, hoje aprendi a lidar com as perdas. Melhorei nos estudos e no relacionamento com os meus familiares.” Toda a ação metodológica do projeto é orientada a partir das premissas da Unicef, presentes no Guia de Esporte e Cidadania: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral e rumo à autonomia.

Além de trabalhar o futebol, em dezembro de 2015, os participantes comemoraram o Natal com uma festa repleta de atividades e diversão, além de receberem presentes e materiais esportivos, alguns doados pelos padrinhos do projeto.

Aprendizado

Em outubro passado, os alunos das turmas de 15 a 17 anos visitaram o Estádio do Maracanã. Eles aprenderam a história do local e do nome do famoso estádio, além de verem de perto as taças e uniformes de ídolos como Neymar, Pelé, Garrincha e Zico. Os meninos conheceram ainda a tribuna de imprensa, gramado e sala com os uniformes dos artilheiros de 2014, além de passarem pela concentração e vestiário.

Após o recesso de fim de ano, os atletas do Craque do Amanhã já voltaram às atividades e prontos para enfrentar novos desafios. A novidade é que o projeto que tinha vigência até 31 de março deste ano já foi renovado e prossegue até 31 de março do próximo ano.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte