CIDADE

Projeto de lei do plano de despoluição visual do Centro é enviado à Câmara

A expectativa é de que a proposta seja votada ainda este ano para virar lei e entrar em vigor.

Em 17/10/2014 Referência JCC

A poluição visual provocada por letreiros de estabelecimentos comerciais na região central de Vitória está com os dias contados. O prefeito Luciano Rezende enviou para a Câmara de Vereadores, nesta quinta feira (16), o projeto de lei que visa padronizar as placas de identificação e "limpar" as fachadas das lojas no trecho entre o Colégio Estadual, no Forte São João, e o cais do hidroavião, em Santo Antônio.  

A expectativa é de que a proposta seja votada ainda este ano para virar lei e entrar em vigor. O projeto de lei prevê o ordenamento e a padronização das placas de publicidade, uma simplificação nas regras e uma fiscalização mais eficaz.

Ele determina, ainda, um letreiro por estabelecimento e proíbe painéis e outdoor na região. Já os imóveis tombados ou de interesse de preservação terão atenção especial, sendo permitido colocar placas comerciais apenas nos vãos das portas e, somente nesses casos, mais de um letreiro.

O plano de despoluição visual tem como objetivo a valorização do Centro Histórico da capital, garantindo a visibilidade das fachadas e melhorando o aspecto da região. O projeto foi montado a partir dos estudos de casos de cidades brasileiras e apresentado aos comerciantes do Centro, que, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória), apoiam a iniciativa da Prefeitura.

"Esse é mais um passo importante para a revitalização do Centro de Vitória. Nós estamos cuidando da segurança, iluminação, levando equipamentos culturais - o Viradão Cultural 24 horas foi um sucesso -, estamos criando a Rua Viva 24 horas na rua Sete, estamos dando apoio logístico a eventos de cultura e gastronomia e, agora, a despoluição e padronização de fachadas, um sonho do Centro Histórico de Vitória, que depois será levada a outras áreas da cidade também", destacou o prefeito Luciano Rezende.

Fonte:PMV