CIDADE

Projeto De Olho no Óleo inclui mais 62 bairros da Serra(ES).

Ação integra as comemorações do Dia da Água.

Em 26/03/2015 Referência JCC

Entre as dicas para uma vida mais saudável está a diminuição do uso de óleo de cozinha no preparo dos alimentos. E se o assunto são os cuidados para a preservação do meio ambiente, é preciso estar atento também para a forma segura de descartar o óleo usado, mesmo que em pequena quantidade.

Foi pensando na destinação correta deste tipo de material que a Prefeitura da Serra lançou no segundo semestre de 2014 o projeto De Olho no Óleo. Na noite desta terça-feira (24), foi apresentada a ampliação do projeto, que em 2015 deve incluir outros 62 bairros do município, das regiões de Laranjeiras, Civit e Praia.

Cerca de 40 pessoas participaram da solenidade, realizada no Centro Comunitário de Jardim Limoeiro. O evento integrou a programação de uma semana inteira dedicada ao Dia Mundial da Água - 22 de março.

Além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também estavam presentes representantes da Arcelor Mittal e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Ideses), parceiros na iniciativa.

Destinação correta

No ano passado, 22 bairros aderiram ao De Olho no Óleo, com 580 residências participantes e 2.042 litros de óleo destinados corretamente. A Prefeitura faz a organização de um sistema comunitário de coleta,  fornece bombonas e coletores individuais e realiza oficinas de produção de sabão, entre outras ações.

A coleta do óleo domiciliar protege os recursos hídricos, evita problemas no sistema de esgoto, gera renda e reduz os impactos ambientais. O descarte pela pia, vaso sanitário ou ralo compromete o abastecimento de água e a vida aquática. O o óleo também não deve ser jogado no solo, pois causa mau cheiro e atrai insetos, além de poder atingir o lençol freático.

Confira alguns detalhes da metodologia:

-A Prefeitura é responsável pela organização de um sistema comunitário de coleta e por incentivar a participação das associações de moradores;

-A Prefeitura fornece as bombonas e coletores individuais, já as associações ficam responsáveis pelos pontos de coleta e pelo cadastro dos moradores;

- Também é de responsabilidade da Prefeitura a realização de oficinas de produção de sabão, um dos destinos do óleo usado. Empresas produtoras de detergente também têm interesse no produto;

Como participar

Procure a Associação de Moradores do seu bairro, colete seu resíduo de óleo de fritura e destine corretamente.

1º passo: espere o óleo esfriar na panela;

2º passo: despeje o óleo em uma garrafa pet usando um funil;

3º passo: feche a garrafa para evitar odores e atrair insetos;

4º passo: limpe a panela e o funil com um guardanapo e descarte-o no lixo orgânico;

 

5º passo: leve a garrafa cheia ao posto de entrega mais próximo.

Fonte: Secom/PMS