CIDADANIA

Projeto Era uma Vez, em Vila Velha estimula crianças a leitura

O projeto é uma forma de incentivar a leitura por meio da contação de história.

Em 27/02/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Divulgação/PMVV

Na tarde da última quinta-feira (20), a alegria tomou conta de 150 alunos na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Maria Rita, localizada na Praia de Itapuã. Foi o projeto “Era uma Vez”, uma forma de incentivar a leitura por meio da contação de história.

É um projeto para despertar o desejo e interesse das crianças pela leitura, de maneira lúdica, agradável e alegre, segundo a professora e contadora de história, Sara Ferreira Reis, do setor Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ela, inclusive, encantou as crianças fazendo uso do figurino de boneca.

“Vento Norte” de Bia Bedran, Galinha Cocoricó entre outras histórias e brincadeiras estavam no repertório. “O objetivo é que as crianças se tornem leitores natos com prazer e satisfação. A "Hora da história" é um momento importante para a educação integral, alfabetização, mostrando uma função social da escrita”, ressalta Sara.

A história estimula a imaginação da criança, a oralidade, concentração, socializa e educa. Nas próximas semanas, o projeto visitará as escolas Saturnino Rangel Mauro, em Vila Batista; Alger Ribeiro Bossois, em Cidade da Barra; Professor Zaluar Dias, em Guaranhus; Pedro Herkenhof, em Cobilândia; e Professor Coronel Joaquim de Freitas, em Jaburuna. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)